09/01/2018

Projeto elimina malária por transmissão local no Amazonas

Com informações da Agência Brasil

Parque Nacional sem malária

O Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, não registra casos de malária por transmissão local desde 2013, graças a projeto do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Quatorze comunidades estão situadas dentro do parque, totalizando área maior que a do estado de Sergipe.

A iniciativa foi agraciada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) com o prêmio "Campeões contra a Malária nas Américas".

Para a coordenadora do projeto, Simone Ladeia Andrade, o prêmio estimula a academia a desenvolver projetos de pesquisa aplicada para auxiliar os programas de controle de doenças do Ministério da Saúde.

"Outra coisa é que esse trabalho, que vem sendo feito há anos, é para estimular o governo do estado a se empenhar em controlar a malária em áreas urbanas," disse a pesquisadora, ressaltando que isso é importante porque os poucos casos registrados no ano passado no parque foram de malária importada de centros urbanos. Já não há mais casos de transmissão local.

O último caso de malária transmitida por Plasmodium falciparum, parasito causador da doença com maior risco de agravamento, foi registrado na região em 2013. "De lá para cá, houve casos isolados de malária por Plasmodium vivax, a partir de casos importados das cidades. No fim de 2017 houve ocorrências porque as pessoas que moram no parque, em área isolada dentro da floresta, viajaram para a sede do município, em área urbana.

Malária nas Américas

O prêmio "Campeões contra a Malária nas Américas" reconhece iniciativas locais ou nacionais que demonstraram sucesso na prevenção, controle, eliminação ou prevenção da reintrodução da malária em comunidades, países ou nas Américas.

Na edição de 2017, foram premiados, além do projeto Parque Nacional do Jaú (PNJ) Amazonas/Fiocruz, os programas Eirunepé - do Caos à Vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde de Eirunepé, município do Amazonas, e Binomial plan for malária elimination in Hispaniola Island - Ouanaminthe-Djabon, do Programa Nacional de Controle da Malária do Haiti, e do Centro Nacional Para o Controle das Enfermidades Tropicais da República Dominicana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Epidemias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.