24/10/2023

Prótese de dedos de código aberto pode ser impressa em 3D

Redação do Diário da Saúde
Prótese de dedos de código aberto pode ser impressa em 3D
A prótese é feita de plástico comum impresso em 3D, ácido polilático e poliuretano termoplástico. Cada dedo contém quatro partes unidas por pinos de plástico.
[Imagem: University of Houston]

Prótese para dedos

Uma prótese de dedo imprimível em 3D, inovadora e fácil de usar, promete oferecer aos amputados uma solução de baixo custo para restaurar a funcionalidade dos dedos.

David Edquilang, da Universidade de Houston (EUA) projetou uma prótese, batizada de Lunet, que não precisa de fixadores metálicos, adesivos ou ferramentas especiais para ser usada.

Além disso, ela nasceu para ser barata: Embora próteses padrão possam custar milhares de dólares, Edquilang decidiu colocar seu projeto em código aberto, disponível gratuitamente pela internet, em vez de tentar vendê-lo para alguma empresa.

"Nem toda boa ideia precisa ser transformada em negócio. Às vezes, as melhores ideias só precisam ser divulgadas," disse o pesquisador. "O seguro médico muitas vezes não cobre o custo de uma prótese de dedo, uma vez que ela não é considerada vital o suficiente em comparação com um braço ou uma perna. Disponibilizar a Lunet online gratuitamente permitirá que ela ajude o maior número de pessoas."

Apesar de ser gratuita, a prótese mostrou seu valor, demonstrado desde o início no esforço necessário para seu desenvolvimento: Edquilang projetou e testou 60 protótipos antes de chegar a um projeto final mais durável, mais fácil de configurar e montar e com funcionalidade aprimorada.

"Bons resultados vêm da dedicação. Resultados extraordinários vêm da experimentação. Resultados incríveis vêm da combinação de ambos," concluiu Edquilang.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Próteses

Neurociências

Implantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.