18/09/2023

Quais são as melhores combinações de frutas para fazer uma vitamina?

Redação do Diário da Saúde
Quais são as melhores combinações de frutas para fazer uma vitamina?
A principal recomendação está nas frutas com as quais você não deve misturar as bananas.
[Imagem: Javier I. Ottaviani et al. - 10.1039/D3FO01599H]

Qual é a melhor mistura de frutas na vitamina?

As vitaminas de frutas são uma maneira saborosa e conveniente de consumir frutas e vegetais importantes para uma dieta saudável na quantidade recomendada.

Mas qual é a melhor combinação? Será que banana com abacate ou banana com morango é sempre o melhor?

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) estudaram esta questão a fundo e descobriram que a mistura de determinados ingredientes de fato influencia se o seu corpo irá receber o reforço nutricional esperado.

Javier Ottaviani e seus colegas usaram as vitaminas para testar como vários níveis de polifenol oxidase, uma enzima presente em muitas frutas e vegetais, afetam os níveis de flavonoides nos alimentos a serem absorvidos pelo corpo.

Corte uma maçã ou descasque uma banana e a fruta ficará marrom rapidamente. Isso acontece por causa da polifenol oxidase, ou PPO, uma enzima naturalmente presente nesses alimentos. O escurecimento ocorre quando o alimento que contém essa enzima é exposto ao ar, cortado ou machucado. Os pesquisadores queriam saber se o consumo de vitaminas preparadas na hora, feitos com diferentes frutas contendo PPO, afetava a quantidade de flavonoides disponíveis para o corpo.

Os flavonoides são um grupo de compostos bioativos que são bons para o coração e para a saúde cognitiva e são encontrados naturalmente em maçãs, peras, mirtilos, amoras, uvas e cacau - ingredientes comuns nas vitaminas.

Separar a banana dos flavonoides

Os pesquisadores descobriram que os voluntários que beberam a vitamina de banana tinham níveis 84% mais baixos de flavonoides no corpo em comparação com o grupo controle.

"Nós ficamos realmente surpresos ao ver como a adição rápida de uma única banana diminuiu o nível de flavonoides na vitamina e os níveis de flavonoides absorvidos pelo corpo," disse Ottaviani. "Isso destaca como a preparação e as combinações dos alimentos podem afetar a absorção dos compostos dietéticos nos alimentos."

No ano passado, a Academia de Nutrição e Dietética dos EUA emitiu uma recomendação dietética aconselhando as pessoas a consumirem de 400 a 600 miligramas de flavonóis diariamente para melhorar a saúde cardiometabólica.

O professor Ottaviani afirma que as pessoas que estão tentando consumir esses flavonoides devem então considerar preparar vitaminas combinando frutas ricas nesses compostos, como frutas vermelhas, com outros ingredientes que também tenham baixa atividade de PPO, como abacaxi, laranja, manga ou iogurte.

Mas ele também destaca que a banana continua sendo uma ótima fruta para ser comida ou consumida em vitaminas. Para quem deseja preparar vitaminas com banana ou outras frutas e vegetais com alta atividade de PPO, como beterraba, a sugestão é não combiná-los com frutas ricas em flavonoides, como frutas vermelhas, uvas e cacau - não porque a banana seja ruim, mas porque ele pode inibir a absorção dos componentes importantes destas frutas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Impact of polyphenol oxidase on the bioavailability of flavan-3-ols in fruit smoothies: a controlled, single blinded, cross-over study
Autores: Javier I. Ottaviani, Jodi L. Ensunsa, Reedmond Y. Fong, Jennifer Kimball, Valentina Medici, Gunter G. C. Kuhnle, Alan Crozier, Hagen Schroeter, Catherine Kwik-Uribe
Publicação: Food & Function
DOI: 10.1039/D3FO01599H
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Coração

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.