22/06/2020

Todas as atividades físicas mantêm massa muscular na menopausa

Redação do Diário da Saúde
Qualquer atividade física mantém massa muscular na menopausa
A atividade física está positivamente associada à manutenção da massa muscular durante a transição da menopausa.
[Imagem: University of Jyväskylä]

Estrogênio e músculos

Um grande estudo envolvendo mulheres de meia-idade mostrou que alterações relacionadas ao envelhecimento no músculo esquelético fazem parte da vida cotidiana das mulheres na casa dos cinquenta anos.

Durante esse período, as mulheres passam da perimenopausa para a pós-menopausa e a produção de estrogênio cessa. A perda de estrogênio afeta os músculos e leva a um declínio na massa muscular.

A boa notícia é que a atividade física - em todas as suas formas - pode ajudar a manter a massa muscular nesse período.

"Nós já sabíamos que o estrogênio tem um papel na regulação das propriedades musculares. Seguindo o status hormonal, medindo muitos aspectos dos músculos e levando em consideração o envelhecimento cronológico simultâneo de mulheres em transição da menopausa, pudemos mostrar que o a redução da massa muscular já ocorre no início da pós-menopausa," disse a professora Hanna Kaarina Juppi, da Universidade de Jyvaskylan (Finlândia).

Atividade física contra menopausa

No presente estudo, o tamanho dos músculos foi medido no estado perimenopausal e logo após entrar na pós-menopausa, quando a menstruação para permanentemente. As mulheres tinham, em média, 51 anos e meio de idade no início do estudo, e 53 anos de idade nas medições finais.

A duração média da transição da menopausa nesse grupo foi de um ano e meio. O tempo que uma mulher leva para passar pela menopausa é único: Neste estudo, variou de menos de seis meses a mais de três anos. Durante esse período, a diminuição da massa muscular foi de um por cento na média anual.

A atividade física, por sua vez, mostrou-se positivamente associada à manutenção da massa muscular durante a transição da menopausa.

As mulheres mais ativas fisicamente tinham maior massa muscular antes e após a menopausa, em comparação com as mulheres menos ativas. Parece que, embora a menopausa sozinha diminua a massa muscular, permanecer fisicamente ativa pode ajudar as mulheres a tornar suas mudanças corporais mais lentas, disse Juppi.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Role of Menopausal Transition and Physical Activity in Loss of Lean and Muscle Mass: A Follow-Up Study in Middle-Aged Finnish Women
Autores: Hanna-Kaarina Juppi, Sarianna Sipilä, Neil J. Cronin, Sira Karvinen, Jari E. Karppinen, Tuija H. Tammelin, Pauliina Aukee, Vuokko Kovanen, Urho M. Kujala, Eija K. Laakkonen
Publicação: Journal of Clinical Medicine
Vol.: 9(5), 1588
DOI: 10.3390/jcm9051588

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Atividades Físicas

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.