25/10/2022

Comer areia pode ser o novo caminho para combater a obesidade

Redação do Diário da Saúde
Sílica porosa para combater a obesidade
Partículas projetadas de areia purificada podem ser a próxima terapia anti-obesidade.
[Imagem: David Stanley]

Areia contra obesidade?

Partículas de areia purificada podem se tornar a próxima terapia anti-obesidade.

Pesquisadores australianos comprovaram que a sílica porosa pode impedir que gorduras e carboidratos sejam adsorvidos no corpo.

Sílica é o nome do óxido de silício, sendo um dos principais componentes da areia comum.

Mas não corra para comer areia: As partículas de sílica usadas na pesquisa foram cuidadosamente sintetizadas a partir de areia purificada.

Elas foram fabricadas na forma ideal, projetadas para apresentar uma elevada área de superfície, que lhes permite absorver grandes quantidades de enzimas digestivas, gorduras e açúcares no trato gastrointestinal.

Segundo os pesquisadores, a nova terapia à base de sílica será mais suave para o estômago e com menos efeitos colaterais desagradáveis associados ao medicamento anti-obesidade convencional, o orlistat.

"A sílica porosa tem recebido cada vez mais atenção por seu potencial anti-obesidade, com testes em humanos mostrando que é uma terapia segura. No entanto, exatamente como ela funciona tem iludido os pesquisadores - até agora. Nossa pesquisa mostra como a sílica porosa promove um efeito anti-obesidade ao funcionar localmente no intestino para restringir a digestão e absorção de gorduras e carboidratos," disse o professor Paul Joyce, da Universidade do Sul da Austrália.

Sílica porosa para combater a obesidade
As partículas são minúsculas, e não devem atrapalhar saborear a refeição.
[Imagem: JingYi Chen et al. - 10.3390/pharmaceutics14091813]

Efeito da sílica porosa contra obesidade

A equipe espera que a descoberta do princípio de atuação da areia de sílica no trato gastrointestinal possa mudar os resultados de saúde de bilhões de pessoas que lutam contra a obesidade.

"Mais importante, espera-se que o mecanismo suave forneça resultados clinicamente eficazes para perda de peso, sem efeitos adversos," disse Joyce.

A equipe examinou várias amostras de sílica, de diferentes tamanhos e formatos, e sob condições simuladas que imitavam o ambiente gastrointestinal durante a digestão de refeições ricas em gordura e ricas em carboidratos.

Eles constataram que partículas de sílica porosa com larguras de poros entre 6 e 10 nanômetros são ideais para desencadear uma resposta inibitória a gorduras e açúcares.

"Esta pesquisa identificou parâmetros definidos para a sílica porosa gerar efeitos anti-obesidade," disse o Dr. Joyce. "Os próximos passos serão validar essas descobertas com modelos animais de obesidade, para que possamos determinar quaisquer variações para condições ideais de anti-obesidade."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Anti-Obesity Effect of Porous Silica Is Dependent on Pore Nanostructure, Particle Size, and Surface Chemistry in an In Vitro Digestion Model
Autores: JingYi Chen, John P. Hanrahan, Joe McGrath, Melissa A. Courtney, Clive A. Prestidge, Paul Joyce
Publicação: Pharmaceutics
DOI: 10.3390/pharmaceutics14091813
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.