14/05/2017

Sobrevivência com HIV perto do normal graças a medicamentos

Com informações da BBC

Tratamento antirretroviral

Jovens contaminados com HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) que passam a tomar o coquetel de remédios já conseguem ter uma expectativa de vida "bem perto da normal" graças aos avanços no tratamento, segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet.

Pessoas de 20 anos que começaram o tratamento antirretroviral em 2010 já têm uma expectativa de vida 10 anos mais alta que a de jovens da mesma idade submetidos ao tratamento em 1996.

Começar o tratamento o quanto antes é crucial para conseguir atingir uma qualidade de vida melhor e por mais tempo.

Mas ONGs de ajuda a soropositivos alertam que muitas pessoas ainda vivem sem saber que estão contaminadas.

Prevenção mais efetiva

Segundo os pesquisadores da Universidade de Bristol, o sucesso extraordinário dos tratamentos para o HIV e da AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, resulta do surgimento de novos remédios com menos efeitos colaterais e mais eficientes para impedir a proliferação do vírus no corpo.

Também ficou mais difícil para o vírus conseguir criar resistência aos remédios mais recentes.

A evolução dos exames para detectar o vírus e dos programas de prevenção, aliados aos avanços no tratamento de problemas de saúde causados pelo HIV, podem ter ajudado também, segundo o estudo.

A terapia antirretroviral envolve uma combinação de três ou mais remédios que bloqueiam o desenvolvimento normal do HIV. Eles já são considerados "umas das histórias de maior sucesso da saúde pública nos últimos 40 anos".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Medicamentos

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.