21/10/2022

Alimento ou medicamento: Substância anticâncer descoberta em fungo

Redação do Diário da Saúde
Substância antitumoral encontrada no extrato de um fungo
O composto é similar a outro usado há milênios pela medicina tradicional.
[Imagem: Tatiana V. Antipova et al. - 10.1021/acs.jafc.2c01952]

Alimento e medicamento antitumoral

Pesquisadores descobriram uma substância com propriedades antitumorais no extrato do fungo Aspergillus cavernicola.

Nunca antes detectada, a substância, batizada de cis-cavernamina, é um pigmento que se transforma em outro composto, que os pesquisadores chamaram de ácido monasnicotínico (AMN).

Como o efeito anticâncer está presente desde a substância original, ela poderá ser usada diretamente na alimentação, enquanto melhoramentos adicionais poderão dar ao AMN potência suficiente para ser usado como medicamento.

A equipe descobriu que o ácido monasnicotínico impede o crescimento e a migração de células cancerígenas bloqueando as vias de sinalização AKT/mTOR. Os testes foram feitos em células humanas de câncer de próstata e de bexiga.

"O efeito antitumoral do AMN é promissor, embora ainda não seja forte o suficiente. Nós planejamos melhorar essa capacidade ajustando a estrutura da molécula. Embora as versões modificadas do AMN tenham uma boa chance de evoluir para medicamentos eficazes contra o câncer, a cis-cavernamina pode ser usada imediatamente pela indústria alimentícia," disse a professora Tatiana Antipova, do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia (Rússia).

Corante alimentar

Como pigmento, a cis-cavernamina é um corante carmesim escuro semelhante aos pigmentos encontrados no fungo Monascus, usado na Medicina Tradicional Chinesa.

"Na China, o Monascus é usado há mais de 2.000 anos, tanto na medicina quanto na produção de arroz vermelho fermentado. Ao contrário do Monascus, que é proibido nos Estados Unidos como fonte de micotoxina citrinina, o A. cavernicola pode ser uma fonte de corantes naturais," observou Antipova.

A cis-cavernamina pode substituir os corantes alimentares sintéticos à base de compostos azo, que aumentam o risco de reações alérgicas e câncer. E o fungo A. cavernicola pode ser cultivado em biorreatores utilizando resíduos agrícolas para obtenção do corante alimentar.

A rapidez com que o cogumelo e o corante entrarão em uso pela população agora depende das indústrias, e não mais dos cientistas, acrescentou Antipova.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Formation of Azaphilone Pigments and Monasnicotinic Acid by the Fungus Aspergillus cavernicola
Autores: Tatiana V. Antipova, Valentina Zhelifonova, Kirill V. Zaitsev, Alexander Zherebker, Boris Baskunov, Yuri F. Oprunenko
Publicação: Journal of Agricultural and Food Chemistry
Vol.: 70, 23, 7122-7129
DOI: 10.1021/acs.jafc.2c01952
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Alimentação e Nutrição

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.