04/03/2015

Creches receberão suplementação nutricional contra anemia

Com informações da Agência Saúde

Para prevenir a anemia e controlar as carências nutricionais na infância, o Ministério da Saúde lançou o NutriSUS, uma estratégia que beneficiará mais de 330 mil crianças de 1.717 municípios brasileiros.

O programa alcançará 6.864 creches, que receberão sachês de vitaminas e minerais para fortificar a alimentação ofertada nas instituições participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

Os sachês multivitamínicos começarão a ser utilizados na suplementação das crianças já no primeiro semestre do ano letivo.

Anemia infantil

No Brasil, estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresentem anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos.

Suplementação nutricional contra anemia
Composição nutricional dos sachês com suplementação nutricional contra anemia.
[Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação]

De acordo com o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), realizado pelo Ministério em parceria com a USP, a suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó.

A participação no programa é voluntária e depende do interesse da Prefeitura de cada município em aderir à iniciativa por meio do PSE.

"Não estamos substituindo a merenda escolar de maneira alguma. A fortificação não altera o sabor da comida servida na creche, ela apenas complementa a alimentação diária, desta forma as crianças estão ingerindo os micronutrientes de forma saudável", esclareceu o ministro Arthur Chioro.

A estratégia está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a fortificação com múltiplos micronutrientes para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. Aproximadamente 50 países usam essa estratégia ou estão em fase de implantação. A ação integra o Brasil Carinhoso, que compõe o Plano Brasil Sem Miséria do governo federal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Cuidados com o Recém-nascido

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.