07/06/2023

Terapia com LEDs reduz dor em pacientes com artrite no joelho

Redação do Diário da Saúde
Terapia com LEDs reduz dor em pacientes com artrite no joelho
Dispositivo criado pela equipe para testar a fototerapia no joelho.
[Imagem: Marucia Chacur]

Fototerapia contra artrite

Um estudo inicial feito com 31 pacientes do Hospital das Clínicas da USP mostrou que a terapia por fotobiomodulação, com dosagem individualizada de energia e em uma faixa de luz específica, tem eficácia no tratamento da dor da osteoartrite de joelho, doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem, gerando dores, inchaços e deformidades na articulação.

Os feixes de luz na frequência do infravermelho (comprimento de onda de 850 nanômetros) atingem camadas mais profundas dos tecidos e estimulam uma variedade de processos bioquímicos nas células, promovendo efeitos anti-inflamatórios de diminuição da dor e reparo tecidual no local da aplicação.

A dosagem individualizada da potência de energia transmitida pelo feixe de luz foi calculada correlacionando o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente, o tom da pele e a energia necessária para atingir o tecido-alvo, no caso, o joelho. "Quanto maior a espessura das camadas da pele (epiderme, derme, hipoderme) e dos músculos, menor será a quantidade de energia absorvida no tratamento. O mesmo acontece com o indivíduo com tom de pele mais escuro. Ele absorve mais energia, porém esta energia fica 'contida' na pele e não é absorvida pelo tecido-alvo," contou Marucia.

Os pacientes tratados com fotobiomodulação, quando comparados com os do grupo placebo, sentiram melhora já a partir da quarta sessão, relatando em torno de 45 a 50% menos dor do que sentiam no início do tratamento. O nível de dor foi se mantendo baixo, entre 2 e 4 da escala EVA, até cinco semanas após o término do tratamento. Depois desse período, a dor voltou aos poucos.

Para evitar o retorno do quadro doloroso, a pesquisadora sugere uma dose de reforço ou aplicações mais espaçadas, a cada uma ou duas semanas, de forma manter baixo o nível de dor e proporcionar melhora da qualidade de vida.

Terapia com LEDs reduz dor em pacientes com artrite no joelho
A dose de luz é calculada individualmente, levando em conta itens como gordura e cor da pele.
[Imagem: Marucia Chacur]

Fototerapia

A fotobiomodulação consiste em um recurso de uma área emergente mais ampla, conhecida como fototerapia, uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular, normalmente usando aparelhos de laser ou LED, que disparam feixes de luz em um tecido-alvo para obter respostas terapêuticas.

O efeito terapêutico no tratamento por fotobiomodulação é obtido porque as células absorvem as partículas de luz, ou fótons, emitidas em determinados comprimentos de ondas e intensidade de energia.

Internamente, ocorre um processo fotoquímico em que as mitocôndrias - estruturas celulares - são estimuladas a produzir mais energia. Isso aumenta o metabolismo celular, resultando em produção de substâncias analgésicas, redução da inflamação, regeneração de tecidos, cicatrização de feridas e diminuição da fadiga muscular, dentre outros efeitos.

Essa técnica tem apresentado eficácia terapêutica em humanos e animais, com excelentes resultados em várias especialidades médicas e sem qualquer tipo de efeito colateral.

"No entanto, existem lacunas que impedem a adoção em larga escala de tais procedimentos, como o cálculo preciso dos comprimentos de ondas e da quantidade de energia emitida pelos feixes de luz," contou a pesquisadora Marucia Chacur.

Esse foi justamente o objetivo desta pesquisa, que identificou o comprimento de onda específica de luz (850 nm) que proporciona os melhores resultados contra a artrite do joelho.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Customized Photobiomodulation Modulates Pain and Alters Thermography Pattern in Patients with Knee Osteoarthritis: A Randomized Double-Blind Pilot Study
Autores: Nathali Cordeiro Pinto, Marcelo Victor Pires de, Nathalia Lopes Ferreira, Natalia Almeida Braga, Alexandre Aldred, Guilherme Gomes, George Miguel Góes Freire, Hazem Adel Ashmawi, Marucia Chacur
Publicação: Photobiomodulation, Photomedicine, and Laser Surgery
Vol.: 40, No. 10
DOI: 10.1089/photob.2022.0067
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Fotônica

Terapias Alternativas

Ossos e Articulações

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.