01/08/2023

Descoberto tratamento para tumores muito agressivos em crianças

Redação do Diário da Saúde
Descoberto tratamento para tumores muito agressivos em crianças
Esses cânceres infantis são muito diversos, dificultando o tratamento.
[Imagem: Soren S. Huttner et al. - 10.1016/j.ymthe.2023.07.003]

Tumores em tecidos moles

Surgiu uma nova esperança para o tratamento de tumores malignos que surgem em tecidos moles, sobretudo em crianças.

O rabdomiossarcoma é um dos tumores de tecidos moles mais comuns durante a infância. Esses tumores estão associados ao músculo esquelético e podem surgir em qualquer parte do corpo.

Consequentemente, a apresentação clínica é muito diversa e a remoção completa dos tumores é muitas vezes difícil, algumas vezes quase impossível devido à sua localização. É por isso que pesquisas intensivas estão sendo realizadas em abordagens alternativas de tratamento.

A equipe do Dr. Soren Huttner, do Instituto Leibniz e da Universidade de Brandemburgo (Alemanha), descobriu agora uma nova abordagem de tratamento para o rabdomiossarcoma que consiste em induzir as células tumorais a se transformar em células musculares, interrompendo o crescimento do tumor.

Rabdomiossarcoma

Alterando os níveis de uma proteína chamada TRPS1 (Repressor Transcricional 1), os pesquisadores conseguiram inibir a diferenciação das células-tronco envolvidas no rabdomiossarcoma, gerando células musculares que não conseguem mais se dividir.

Outra vantagem é que essa abordagem pode ser usada como um tratamento complementar, de apoio à quimioterapia e radioterapia tradicionais, colhendo os benefícios de todas as técnicas.

"Com base nesses resultados promissores, acreditamos ter encontrado uma nova abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de rabdomiossarcomas embrionários, que poderá ser usada no futuro - além da quimioterapia e radioterapia tradicionais - para interromper o crescimento e a disseminação dos tumores," disse o Dr. Huttner.

Os rabdomiossarcomas podem ocorrer em dois subtipos, o alveolar e o subtipo embrionário. No subtipo embrionário, as causas moleculares da progressão do tumor são amplamente desconhecidas ou variam caso a caso, dificultando o desenvolvimento de abordagens terapêuticas, o que ressalta a importância da descoberta da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A dysfunctional miR-1-TRPS1-MYOG axis drives ERMS by suppressing terminal myogenic differentiation
Autores: Soren S. Huttner, Henriette Henze, Dana Elster, Ursula Anderer, Bjorn von Eyss, Julia von Maltzahn
Publicação: Molecular Therapy
DOI: 10.1016/j.ymthe.2023.07.003
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Quimioterapia

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.