14/03/2024

Uma em cada oito pessoas sofre dor crônica após cirurgia estética

Redação do Diário da Saúde
Uma em cada oito pessoas sofre dor crônica após cirurgia estética
O objetivo é ganhar beleza, mas o resultado pode ser ganhar uma dor persistente.
[Imagem: Catalina Rojas/Pixabay]

Dor em lugar de beleza

Até 10% das pessoas entrevistadas já se submeteu a pelo menos um tratamento ou cirurgia cosmética, o que é um índice elevado mesmo para um país desenvolvido como a Noruega, onde a pesquisa foi feita.

Mas a maior preocupação é outra, e uma preocupação que afetará qualquer país, independentemente da renda: Uma em cada oito pessoas que passaram por uma cirurgia cosmética passaram a sofrer de dor crônica no pós-operatório.

Cerca de 12,5% dos entrevistados sentiram dor pós-operatória crônica, definida como dor persistente que dura mais de três meses - a dor crônica pós-operatória foi aproximadamente cinco vezes mais comum em homens do que em mulheres.

Dois terços das pessoas que sentiram dor tinham entre 18 e 29 anos, enquanto aqueles em outras faixas etárias sentiram muito menos. Três em cada quatro pessoas que sentiram dor procuraram tratamento, sugerindo que os seus efeitos eram debilitantes e incômodos.

Embora as cirurgias estéticas estejam normalmente disponíveis em clínicas privadas, as pessoas que sentem dor pós-operatória têm maior probabilidade de necessitar de cuidados dos sistemas de saúde públicos, podem não conseguir trabalhar e podem sentir uma diminuição da qualidade de vida. Ou seja, o tratamento é privado, mas o prejuízo é público.

"Considerando a crescente aceitação e popularidade das cirurgias estéticas, é vital que os pacientes estejam bem informados sobre possíveis complicações," disse a Dra Sophia Engel, da Universidade de Oslo. "Além disso, o público deve estar ciente do impacto que a dor crônica após a cirurgia estética tem no sistema de saúde e de bem-estar social."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cosmetic surgery and associated chronic postsurgical pain: A cross-sectional study from Norway
Autores: Sophia Engel, Henrik Børsting Jacobsen, Silje Endresen Reme
Publicação: Scandinavian Journal of Pain
DOI: 10.1515/sjpain-2023-0099
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias Plásticas

Dores Crônicas

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.