02/08/2012

Cresce uso de maconha entre adolescentes no Brasil

Com informações da Agência Brasil

Dose diária de maconha

Os brasileiros, entre adultos e adolescentes, que consomem maconha diariamente somam 1,5 milhão.

O dado está em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas o número não surpreendeu os especialistas, que afirma que o Brasil não está entre os países com os maiores índices de consumo da droga.

Enquanto, a média brasileira é 3%, o índice chega a 5% na Europa e 10% nos Estados Unidos.

Dependência da maconha

O levantamento, que cobriu o uso de drogas lícitas e ilícitas, revela ainda que 7% da população adulta já experimentou maconha em alguma fase da vida, o que equivale a 8 milhões de pessoas.

Entre adolescentes, 600 mil tiveram contato com a droga.

Dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhão.

Entre os adolescentes, os índices de dependência alcançam 10% dos entrevistados.

Subestimado

Apesar dos números elevados, os pesquisadores afirmam que os dados podem estar subestimados, em razão do grande volume de maconha apreendido todos os anos.

Para o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, o dado mais preocupante é a proporção entre usuários adultos e adolescentes, que passou de 1 por 1 em 2006, para 1,4 adolescente por adulto agora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vícios

Drogas Lícitas

Tabagismo

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.