03/08/2016

Vacina contra dengue já pode ser comercializada no Brasil

Com informações da Agência Brasil

Preços da vacina contra dengue

Após sete meses registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil.

O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) determinou que o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado.

Mas esse preço é o que será cobrado pelo fabricante no atacado, para clínicas, hospitais e distribuidores - o valor cobrado do consumidor final deverá ser significativamente superior.

"Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. Esse é o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dengvaxia

Apesar de os especialistas indicarem que a vacina brasileira contra a dengue ser mais eficaz a vacina em desenvolvimento pelo Instituto Butantan ainda não chegou ao mercado.

Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registrada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida.

Segundo a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado. Saiba Mais

Vacina contra dengue

O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos e deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue.

Segundo os estudos, a eficácia global da vacina é de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Epidemias

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.