Texto pesquisado:
metilação
As propriedades epigenéticas conferem a capacidade dos tumores de se adaptar e sobreviver, prevenindo a morte das células cancerígenas. Leia mais.
O que nos faz envelhecer e com que ritmo envelhecemos? Novos "relógios" desenvolvidos por pesquisadores podem ajudar a apontar as respostas. Leia mais.
"Posso lhe dizer a expectativa de vida máxima da espécie, o tempo de gestação da espécie e a idade na maturidade sexual." Leia mais.
Ficar estressado não é bom, mas também não significa que você necessariamente viverá menos.Leia mais.
A diferença entre os sexos foi maior na década de 1970, mas a geração atual ainda não conseguiu eliminar o hiato. Leia mais.
É a primeira vez que se documenta uma modificação epigenética passando não apenas para os filhos, mas também para os netos. Leia mais.
Os mecanismos de regulação gênica podem depender de quem um alelo foi herdado - se do pai ou da mãe. Leia mais.
É o primeiro estudo revisado por pares que fornece evidências científicas de que mudanças no estilo de vida e na dieta podem reduzir idade biológica. Leia mais.
Pesquisadores identificaram características genômicas no esperma de homens que têm filhos autistas. Leia mais.
A descoberta também pode ser relevante para a pandemia de covid-19, que possui uma associação com o diabetes. Leia mais.
O exame também conseguiu prever corretamente o tecido em que o câncer se originou em 93% das amostras. Leia mais.
A descoberta tem implicações significativas para nossa compreensão das doenças humanas e de como projetar medicamentos. Leia mais.
A especificidade geral foi de 99,4%, o que significa que apenas 0,6% dos resultados indicaram incorretamente que o câncer estava presente. Leia mais.
"Fizemos uma vasta revisão na literatura científica de todos os nutrientes ou compostos bioativos com potencial de prevenir ou tratar o câncer gástrico." Leia mais.
Os biomarcadores indicam precocemente quais pacientes têm maior risco de desenvolver forma mais agressiva da doença. Leia mais.
Confirmada ação de dieta materna sobre função genética do filho relacionada a doenças cardiovasculares e diabetes Leia mais.
Embora os cientistas estejam quase sempre preocupados com o que pode dar errado, o fato é que é possível controlar sua idade epigenética. Leia mais.
Pesquisadores brasileiros estão tentando avançar na prevenção da esquizofrenia. Leia mais.
As mudanças epigenéticas, alterações no ambiente ou no comportamento que alteram os genes, também podem estar por trás do câncer de pele. Leia mais.
O "paradigma epigenético" avança cada vez mais sobre territórios antes exclusivos do "paradigma genético". Leia mais.
O resultado é promissor porque as mudanças epigenéticas podem ser prevenidas, evitadas e revertidas. Leia mais.
Também dentro da comunidade científica é crescente a oposição ao uso de animais em pesquisas sobre doenças humanas. Leia mais.
Vários processos podem influenciar a função do gene - inclusive seu modo de vida. Leia mais.
O epigenoma é o conjunto de sinais químicos responsáveis por ligar ou desligar genes em nosso DNA. Leia mais.
Até recentemente, esses efeitos transgeracionais eram atribuídos a mudanças na maneira como os pais tratam seus filhos ou à reação das crianças para aprender. Leia mais.
O câncer está geralmente associado a alterações no genoma causadas ao longo da vida. Leia mais.
Embora a idade tenha os maiores efeitos sobre as mudanças moleculares, o selênio e a vitamina D reduzem o acúmulo das alterações epigenéticas. Leia mais.
A necessidade de menos medicamentos na terapia contra o câncer diminui a ocorrência de efeitos colaterais. Leia mais.
Não, não é mais um "gene do câncer". Anomalias epigenéticas podem ser reversíveis. Leia mais.
Não se trata de um diagnóstico precoce, mas tão somente de uma avaliação mais precisa do risco de que uma mulher venha a ter a doença. Leia mais.
Benefícios dos exercícios parecem começar em um lugar insuspeito: no DNA.Leia mais.
Pesquisadores da Unicamp descobriram que um medicamento usado para tratar surtos epilépticos induz alterações epigenéticas no DNA. Leia mais.
As toxinas produzidas por animais venenosos contêm compostos que podem ser aproveitados no desenvolvimento de uma ampla gama de fármacos e inseticidas. Leia mais.
As condições de vida de uma família afetam de forma significativa o DNA das crianças, e estas alterações genéticas duram até a meia-idade do indivíduo. Leia mais.
Cientistas consideravam que o DNA era composto por quatro unidades básicas - adenina, guanina, timina e citosina. Em dois anos, já são mais quatro.Leia mais.
Os novos dados podem explicar porque as pacientes respondem de maneira diferente aos medicamentos. Leia mais.
Todas as células de um organismo têm o mesmo DNA, mas cada uma delas é especializada para uma função específica.Leia mais.
As vitaminas B6, B9, B12 e metionina ajudam a prevenir a doença atuando na frente cancerígena, que não está relacionada apenas a mutações genéticas. Leia mais.
Pesquisadores descobriram um gene-chave que, quando desativado, deixa de bloquear o desenvolvimento de um tipo comum de câncer de rim.Leia mais.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram tratamento eficaz e de baixo custo para o aumento da glândula tireoide causado pela carência de iodo no organismo. Leia mais.
O epigenoma é como se fosse um programa de computador que regula o funcionamento dos próprios genes.Leia mais.
Genes têm sido considerados única forma pela qual características biológicas são herdadas. Mas essa época está chegando ao fim.Leia mais.