21/08/2023

Animosidade política extremada é um fenômeno global

Redação do Diário da Saúde
Animosidade política extremada é um fenômeno global
A falta de diálogo ameaça o mundo que os próprios agentes políticos dizem defender. É por isso que a polarização política não destrói apenas a democracia, pode destruir a sociedade.
[Imagem: John Hain/Pixabay]

Polarização afetiva

Pesquisando o assunto em seis países diferentes, uma equipe interdisciplinar de pesquisadores confirmou que a polarização afetiva e política é um viés global.

Essa polarização envolve a tendência de não gostar de pessoas que pertencem a partidos políticos opostos e a favorecer pessoas de seu próprio partido político, ainda que discordantes em temas específicos.

Curiosamente, a pesquisa indica ainda que a antipatia fica mais forte quando duas pessoas pensam sobre questões políticas da mesma maneira, mas acabam tendo crenças diferentes sobre essas questões.

Por exemplo, duas pessoas de dois partidos políticos diferentes podem pensar que os impostos e o comércio devem ser pensados juntos, como um pacote. Contudo, embora essas duas pessoas compartilhem esse modo de pensar, elas terão o maior grau de polarização afetiva se acabarem chegando a conclusões diferentes sobre qual medida o governo deveria tomar.

Em outras palavras, em todos os países pesquisados, as pessoas não gostam dos grupos políticos adversários focando nos pontos discordantes, sem levar em conta os fatores que os aproximam, como a mesma maneira de ver as coisas.

Isso sugere que compartilhar estruturas cognitivas com grupos políticos diferentes pode na verdade intensificar as atitudes negativas recíprocas.

"Por que não gostamos tanto um do outro, mesmo quando pensamos sobre um problema da mesma forma? Isso ajuda a explicar," disse o professor Mark Brandt, da Universidade do Estado de Michigan (EUA). "Isso nos diz que esses sentimentos são generalizados. Acreditamos que compartilhar uma maneira de pensar sobre questões com um grupo político diferente é provavelmente um sinal de que eles são competidores no sistema político."

Os pesquisadores sugerem duas intervenções potenciais, mas que não foram testadas diretamente: Destacar opiniões compartilhadas entre grupos políticos, o que poderia reduzir a polarização afetiva, e encorajar indivíduos a contemplar questões políticas e sua interconexão de maneiras novas e únicas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Affective Polarization and Political Belief Systems: The Role of Political Identity and the Content and Structure of Political Beliefs
Autores: Felicity M. Turner-Zwinkels, Jochem van Noord, Rebekka Kesberg, Efrain García-Sánchez, Mark J. Brandt, Toon Kuppens, Matthew J. Easterbrook, Lien Smets, Paulina Gorska, Marta Marchlewska, Tomas Turner-Zwinkels
Publicação: Personality and Social Psychology Bulletin
DOI: 10.1177/01461672231183935
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.