24/01/2019

Atenção plena alivia sintomas da menopausa

Redação do Diário da Saúde
Atenção plena alivia sintomas da menopausa
A acupuntura é reconhecidamente eficaz contra ondas de calor na menopausa. Mas existem pelo menos 4 tipos de calor na menopausa e é preciso descobrir qual é o seu.
[Imagem: Wikimedia]

Atenção contra a menopausa

A atenção plena mostrou-se capaz de minimizar os sintomas da menopausa.

Os pesquisadores descobriram que essa técnica, derivada da meditação, pode auxiliar particularmente as mulheres com menopausa que enfrentam irritabilidade, ansiedade e depressão.

Considera-se que uma mulher chegou à menopausa se ela tiver passado um ano sem menstruar. Os sintomas comumente apresentados na menopausa podem incluir ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e alterações de humor.

"Neste estudo, descobrimos que as mulheres de meia-idade com índices mais altos de atenção plena sofreram menos sintomas da menopausa. Essas descobertas sugerem que a atenção plena pode ser uma ferramenta promissora para ajudar as mulheres a diminuírem os sintomas da menopausa e o estresse em geral," disse o Dr. Richa Sood, da Clínica Mayo (EUA), principal autor do estudo.

A atenção plena, assim como sua técnica inspiradora, a Meditação da Mente Alerta, envolve focar a atenção no momento presente e observar os pensamentos e sensações sem julgamento.

As pesquisas têm mostrado que praticar a atenção plena tem uma série quase inumerável de benefícios, de mudanças neurobiológicas benéficas até reduzir o estresse, as preocupações e melhorar a qualidade de vida.

Como praticar a atenção plena

O estudo envolveu 1.744 mulheres com idades entre 40 a 65 anos que receberam cuidados entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016. As participantes preencheram questionários que classificaram seus sintomas da menopausa, nível percebido de estresse e atenção plena.

As mulheres com pontuações mais altas de atenção plena tinham menos sintomas da menopausa. Quanto maior o nível de estresse percebido de uma mulher, maior o vínculo entre uma maior atenção plena e os sintomas da menopausa diminuídos, incluindo sintomas de irritabilidade, depressão e ansiedade.

Um resultado surpreendente do estudo é que as pontuações mais altas de atenção plena não estavam associadas às pontuações mais baixas dos sintomas de ondas de calor e de suor noturno, afirma o Dr. Sood. Uma teoria sobre a razão disso é que a quantidade de desconforto sofrido por suores noturnos e ondas de calor pode ter mais a ver com características individuais de personalidade do que com os próprios sintomas.

Felizmente, a atenção plena é uma habilidade que pode ser aprendida.

"Essencialmente, o primeiro passo para ficar atento é se conscientizar de que nossas mentes estão no piloto automático a maior parte do tempo," afirma Sood. "O objetivo durante os momentos de atenção não é esvaziar a mente, mas tornar-se um observador da atividade da mente, sendo gentil consigo mesmo. O segundo passo é criar uma pausa. Respire fundo e preste a atenção ao próprio espaço, pensamentos e emoções sem julgar. A calma resultante ajuda a diminuir o estresse."


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