23/08/2013

Bactéria resistente a antibióticos passou do gado para humanos

Redação do Diário da Saúde
Bactéria resistente a antibióticos passou do gado para humanos
Cientistas estão tendo que reinventar os antibióticos para lutar contra as bactérias resistentes. Outra ferramenta descoberta recentemente usa luz para eliminar as superbactérias de hospitais.
[Imagem: University of Strathclyde]

Um tipo de bactéria resistente aos antibióticos, encontrada agora em seres humanos, originou-se em bovinos nos últimos 40 anos.

Pesquisadores descobriram evidências claras de que o gado é a fonte original de uma cepa da perigosa MRSA, que agora é muito comum em pessoas.

Laura Spoor, da Universidade de Edimburgo (Escócia), estava estudando a composição genética de mais de 40 cepas de uma bactéria, a Staphylococcus aureus que pode criar resistência aos antibióticos, passando a ser conhecida como MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus).

Ela descobriu que pelo menos dois subtipos genéticos da bactéria, que se tornou endêmica nas pessoas, podem ser facilmente rastreados de volta para o gado criado para abate.

Segundo os pesquisadores, o cenário mais provável é que a bactéria passou do gado para as pessoas através de contato direto - através de pessoas que trabalham com animais em fazendas ou em frigoríficos.

Bactéria do gado para pessoas

Depois de passarem para hospedeiros humanos, a bactéria Staphylococcus aureus tornou-se resistente ao antibiótico meticilina, tornando-se um dos mais graves problemas de infecção atuais.

Mas já há pelo um caso documentado de MRSA que passou dos animais para o homem já resistente aos antibióticos.

Recentemente, autoridades de saúde do Reino Unido afirmaram que as bactérias resistentes a antibióticos são um problema pior do que o aquecimento global.

Além disso, as bactérias adquiriram a capacidade de evitar o ataque do sistema imunológico humano.

A pesquisa vai ajudar os cientistas a descobrir como as bactérias são capazes de se espalhar e causar doenças em seres humanos, e tentar evitar que novas cepas passem do gado para as pessoas.

"Já se sabia da ocorrência de infecções humanas causadas por bactérias que estão sendo transmitidos diretamente do gado. No entanto, esta é a primeira evidência genética clara de subtipos de Staphylococcus Aureus que saltaram do gado e desenvolveram a capacidade de se transmitir amplamente entre as populações humanas," disse o Professor Ross Fitzgerald, orientador do estudo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Infecções

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.