01/08/2023

Beliscar comidas fora de hora pode fazer bem - basta beliscar a coisa certa

Redação do Diário da Saúde
Beliscar comidas fora de hora pode fazer bem - basta beliscar a coisa certa
Se você aceita uma sugestão, beliscar amêndoas reduz o apetite e ajuda a cortar calorias.
[Imagem: HealthAliciousNess]

Escolher bem o que beliscar

Ficar beliscando comidas e aperitivos fora dos horários das refeições está na lista dos maiores suspeitos de malefícios à saúde.

Mas será que isso faz assim tão mal? Foi o que a professora Kate Bermingham, do Kings College de Londres, decidiu descobrir.

Usando uma amostra de 1.000 voluntários, ela examinou se os lanchinhos fora de hora afetam a saúde e se a qualidade dos lanches é importante.

A equipe examinou a relação entre a quantidade, a qualidade e o horário de ingestão dos lanches e aperitivos com as gorduras no sangue e os níveis de insulina, que são indicadores da saúde cardiometabólica.

"Nosso estudo mostrou que a qualidade dos lanches é mais importante do que a quantidade ou frequência dos lanches. Portanto, escolher lanches de alta qualidade, em vez de lanches altamente processados, provavelmente é benéfico," disse Bermingham. "O horário também é importante, já que lanches noturnos são ruins para a saúde".

Beliscar coisa boa

A análise mostrou que comer alimentos de alta qualidade - alimentos que contêm quantidades significativas de nutrientes em relação às calorias que fornecem - foi associado a melhores respostas de gordura e insulina no sangue.

Os pesquisadores também observaram que lanches noturnos, que alongam as janelas de alimentação e encurtam o período de jejum noturno, foram associados a níveis desfavoráveis de glicose e lipídios no sangue. Não houve associação entre frequência de lanches, calorias consumidas e quantidade de alimentos com nenhuma das medidas de saúde analisadas.

"Nós observamos apenas relações fracas entre a qualidade do lanche e o restante da dieta, o que destaca o lanche como uma característica dietética modificável independente que pode ser direcionada para melhorar a saúde," disse Bermingham.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Snacking Timing and Quality Is Significantly Associated With Cardiometabolic Health Outcomes: The ZOE PREDICT Study
Autores: Kate M. Bermingham, Anna May, Joan Capdevila, Jonathan Wolf, George Hadjigeorgiou, Tim D. Spector, Sarah E. Berry
Publicação: Proceedings of the NUTRITION 2023
Vol.: N23
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.