30/12/2025

Ingrediente do chocolate amargo retarda o envelhecimento

Redação do Diário da Saúde
Ingrediente do chocolate amargo retarda o envelhecimento
A teobromina é um alcaloide, que havia apresentado benefícios cardiovasculares e até contra a tosse.
[Imagem: Elena Leya/Unsplash]

Teobromina

Um composto natural encontrado no cacau, a teobromina, está associado a sinais de um envelhecimento biológico mais lento.

Ramy Saad e colegas do King's College de Londres queriam descobrir fatores do estilo de vida, especialmente na dieta, que pudessem influenciar a qualidade do envelhecimento e a saúde a longo prazo.

Para isso, eles analisaram dados de mais de 1.600 pessoas, medindo os níveis de metabólitos (subprodutos da digestão) no sangue e comparando-os com marcadores epigenéticos da idade biológica.

Para estimar a idade biológica, os pesquisadores utilizaram duas abordagens: Um método examinou as alterações no DNA que refletem o ritmo do envelhecimento, e o segundo mediu o comprimento dos telômeros, as estruturas protetoras nas extremidades dos cromossomos - os telômeros encurtam naturalmente com a idade.

Os resultados mostraram que pessoas com concentrações mais altas de teobromina no sangue tendem a apresentar uma idade biológica mais jovem do que sua idade cronológica real. Este efeito foi específico da teobromina, um alcaloide do cacau, e não foi observado com outros compostos analisados, como os do café.

Como moléculas vegetais influenciam o envelhecimento

Além de servir de base para recomendações dietéticas simples, para o desenvolvimento de intervenções nutricionais mais precisas ou mesmo de suplementos que possam promover um envelhecimento saudável, a descoberta abre caminho para novas investigações sobre como moléculas dietéticas interagem com nossos genes e processos celulares.

Muitos compostos vegetais presentes nos alimentos podem influenciar o funcionamento dos genes, ativando-os ou desativando-os, no que é conhecido como epigenética - a epigenética mostra quanto vamos viver e pode nos ajudar a viver mais.

Alguns desses compostos, conhecidos como alcaloides, podem interagir com sistemas celulares que regulam a atividade gênica e contribuem para a saúde a longo prazo.

A teobromina é um desses alcaloides. Embora seja amplamente conhecida por ser tóxica para cães, ela tem sido associada a possíveis benefícios em humanos, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e até agir contra a tosse. Apesar disso, esse composto tem recebido relativamente pouca atenção científica até o momento.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Theobromine is associated with slower epigenetic ageing
Autores: Ramy Saad, Ricardo Costeira, Pamela R. Matías-García, Sergio Villicaña, Christian Gieger, Karsten Suhre, Annette Peters, Gabi Kastenmüller, Ana Rodriguez-Mateos, Cristina Dias, Cristina Menni, Melanie Waldenberger, Jordana T. Bell
Publicação: Aging
DOI: 10.18632/aging.206344
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Alimentação e Nutrição

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2026 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.