16/12/2022

Falando sério: O que a ciência tem a dizer sobre os puns?

Com informações da New Scientist
Falando sério: O que a ciência tem a dizer sobre os puns?
Não se constranja tanto: Todo mundo solta.
[Imagem: moerschy/Pixabay]

Ciência do peido

O que quer que você esteja comemorando, férias são uma boa desculpa para um monte de "mais", incluindo comer, beber e se divertir.

Mas você já se deu conta de que a flatulência também é uma das consequências mais imediatas do nosso excesso de indulgência nesses quesitos - além de poder ser um bom tópico para risadas?

O problema é que o pum - ou flato, ou peido - é quase um tabu, com a maioria das pessoas tendo vergonha de perguntar sobre o fenômeno. Nós estamos aqui para ajudar.

Alguns alimentos causam mais gases do que outros?

O feijão não é o único alimento com consequências "musicais" nas zonas baixas: A flatulência acontece quando comemos qualquer carboidrato complexo. E eles são abundantes não apenas nas leguminosas, como o feijão, mas também em frutas e vegetais, laticínios, carnes, bebidas alcoólicas e outras guloseimas. Sim, isso é praticamente tudo, enquanto qualquer lista de alimentos que podem reduzir a chance de dar um pum é curta e cheia de ressalvas.

Os micróbios intestinais ficam particularmente alegres quando você se entrega a refeições festivas, em grande parte devido ao excesso de carboidratos. No entanto, o peru com todos os acompanhamentos dá um soco duplo. A couve-de-bruxelas, a cebola, os frutos secos, o vinho tinto e as carnes de ave em geral contêm sulfatos, que são o principal componente dos gases intestinais mais nocivos.

Quantos traques é normal soltar?

Esta é uma pergunta difícil porque você tem que confiar em respostas honestas das pessoas quando essas pesquisas são feitas. Estudos pedindo a voluntários para monitorar suas próprias emissões sugerem que 10 a 20 disparos por dia é normal. No entanto, o professor Terry Bolin, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), descobriu que os homens soltam gases em média 12 vezes por dia, contra sete das mulheres - o que pode resultar de uma tendência feminina de suprimir suas emissões.

Seguindo essas amplas variações, outras pesquisas indicam que pessoas saudáveis liberam entre 0,4 e 2,5 litros de gás diariamente. Mas nem tudo isso é induzido por alimentos. Cerca de metade do volume total deriva de gases engolidos. Ainda assim, o que você come faz uma enorme diferença, tanto que os punzeiros regulares que receberam uma "dieta flatulogênica" produziram duas vezes e meia mais gás pelo ânus do que com sua dieta normal.

O que há em um peido?

Mesmo o nariz não treinado pode verificar que a composição dos flatos é altamente variável. A porcentagem de gás ingerido pode ser muito maior para pessoas com dentaduras mal ajustadas ou viciadas em refrigerantes. Esses gases são principalmente nitrogênio e oxigênio.

O restante, produzido por bactérias intestinais, é principalmente hidrogênio, juntamente com dióxido de carbono e metano.

Então, o que causa o fedor dos peidos?

Como em qualquer perfume, o aroma vem de pequenas quantidades de moléculas pungentes.

Ostentando o pouco invejável título de "guru da flatulência", o professor Michael Levitt, da Universidade de Minnesota (EUA), rastreou o mau cheiro dos puns até chegar a três gases sulfurosos, que juntos representam menos de 1 parte em 10.000 de um disparo anal.

Com a ajuda de dois juízes de odor reconhecidos, ele descobriu que a potência de um peido deriva do sulfeto de hidrogênio, o gás que dá o cheiro a um ovo podre.

O buquê geral, no entanto, depende de como ele se mistura com dois outros culpados principais: O metanotiol, que cheira a vegetais em decomposição, e o "doce" odor do sulfeto de dimetila.

Peidos são realmente inflamáveis?

Os de algumas pessoas são.

O professor Glenn Gibson, que constrói modelos funcionais do cólon humano na Universidade de Reading (Reino Unido), afirma que todos os peidadores se enquadram em um de dois grupos: "fedorento" ou "inflamável". Cerca de um terço de nós está no último campo, com bactérias produtoras de metano em nossos intestinos, adquiridas de nossas mães.

O metano, também conhecido como gás natural, é inodoro e altamente combustível. Na verdade, em concentrações acima de 4 ou 5 por cento, ele é explosivo, por isso é uma sorte que os puns que soltamos se misturem rapidamente com o ar, diluindo o metano a níveis seguros.

Coloque um fósforo perto o suficiente da fonte, no entanto, e o flato aparentemente inócuo de um "inflamável" pode ser incendiado.

É melhor segurar o peido ou soltá-lo?

Todos os dias, seu intestino gera 20 litros ou mais de gás. Mas a maior parte disso não está destinada a se tornar flatulência: Quase tudo é reciclado pelas bactérias em seu cólon ou absorvido em seu corpo e exalado em sua respiração.

Pelo pouco que resta, há evidências de que o fedorento sulfeto de hidrogênio previne a inflamação do revestimento do intestino, talvez reduzindo o risco de doenças intestinais e câncer. Então, talvez fosse bom segurar esse peido se você pudesse identificá-lo de antemão.

Mas o professor Gibson é cético quanto a isso. "O sulfeto de hidrogênio é tão tóxico quanto o cianeto. Livre-se dele," sentencia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biologia

Alimentação e Nutrição

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.