28/03/2016

Quando o colesterol bom pode fazer mal ao coração

Redação do Diário da Saúde
Vários estudos recentes vêm levantando a possibilidade de que o HDL pode não ser tão protetor contra as doenças cardíacas como os cientistas apregoavam.
[Imagem: Daniel Rader Lab]

Fama injustificada

A máxima médica geralmente aceita de que níveis mais elevados do colesterol HDL - conhecido como "colesterol bom" - fazem bem à saúde foi mais uma vez contestada, agora por um estudo internacional multicêntrico.

Em um artigo publicado na revista Science, Paolo Zanoni e seus colegas demonstram que uma causa genética para o aumento do HDL pode de fato ser "mau" para a saúde do coração.

Isto ocorre quando uma mutação específica no gene que codifica uma proteína receptora na célula que se liga ao HDL impede o receptor de funcionar. A mutação causa um aumento do risco de doença cardíaca coronariana, mesmo na presença de níveis elevados de colesterol "bom".

Lado mau do bom colesterol

Vários estudos recentes vêm levantando a possibilidade de que o HDL pode não ser tão protetor contra as doenças cardíacas como os cientistas apregoam, especialmente depois de vários ensaios clínicos de medicamentos para elevar o HDL mostrarem pouco ou nenhum efeito.

"A noção sobre o HDL evoluiu recentemente para o conceito de que ele pode não proteger diretamente contra todas as doenças cardíacas. Os nossos resultados indicam que algumas das causas do aumento do HDL de fato aumentam o risco de doença cardíaca. Esta é a primeira demonstração de uma mutação genética que aumenta o HDL mas aumenta o risco de doença cardíaca," disse o professor Daniel Rader, da Universidade da Pensilvânia, membro da equipe.

Veja outros estudos que ajudaram a mudar a fama de bonzinho do colesterol HDL:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Sistema Circulatório

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.