23/03/2023

Cuidados com a saúde devem incluir necessidades espirituais

Redação do Diário da Saúde
Cuidados com a saúde devem incluir necessidades espirituais
Vários estudos já mostraram que a atenção à espiritualidade melhora resultados da Medicina.
[Imagem: Stefan Keller/Pixabay]

Questões fundamentais da vida

Você já pensou no que acontece quando morremos, se temos uma alma ou qual é o sentido da vida?

Certamente, já que estas são questões centrais na existência humana. Menos comum é que cientistas se ocupem com elas.

Mas foi justamente o que fez a equipe do professor Tobias Stripp, da Universidade Sul da Dinamarca.

Mais de 100.000 dinamarqueses foram convidados a participar dessa que é uma das maiores pesquisas científicas já realizadas sobre necessidades espirituais e existenciais em relação aos cuidados tradicionais com a saúde - uma atenção à saúde espiritual, por assim dizer.

Mais de 80% dos que responderam o questionário de 20 perguntas relataram ter experimentado pelo menos uma necessidade espiritual forte ou muito forte no mês anterior.

O resultado surpreendeu os pesquisadores porque, ao contrário do Brasil, onde a maioria da população assume uma vinculação a uma religião, nos países nórdicos essa filiação é muito mais fraca.

"Nós vivemos em uma sociedade onde religião e espiritualidade são tabus e algo sobre o qual raramente conversamos: No que acreditamos, por que estamos aqui, o que acontece quando morremos. E podemos ser levados a acreditar que não é importante, ou algo que não devemos nos preocupar no sistema de saúde. Mas nosso estudo mostra de forma convincente que esses tópicos são importantes para os dinamarqueses," disse Tobias.

Abordagem holística

Os aspectos mais valorizados pelos participantes da pesquisa foram encontrar paz interior e contribuir com algo em benefício dos outros.

"Experimentar a paz interior e dar algo de si aos outros são necessidades existenciais ou espirituais clássicas. E, embora nem sempre verbalizemos dessa forma, a maioria de nós sente intuitivamente que isso é importante. Cerca de um quinto dos dinamarqueses também relatou uma necessidade religiosa - isto é, uma necessidade diretamente relacionada à crença em algo maior. Tudo isso nós agora mostramos em números.

"Quando você pensa em como é saudável acreditar em algo maior e experimentar o significado da vida, acho importante que nós, como profissionais de saúde, estejamos interessados em saber se nossos pacientes têm necessidades nessas áreas que podemos abordar, especialmente quando lidamos com doenças graves. O tratamento biomédico não é suficiente. Devemos lembrar que nós, humanos, somos mais do que apenas nossos corpos físicos," disse Tobias.

Essa forma de ver o tratamento da saúde e do bem-estar, olhando para todos os aspectos do ser humano, é conhecida como "abordagem holística".

"Este estudo dá suporte à abordagem holística, que a prática geral vê como central e vem educando médicos praticantes há anos. Essa abordagem deve ser disseminada e apoiada por todo o sistema de saúde," concluiu Tobias.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Spiritual needs in Denmark: a population-based cross-sectional survey linked to Danish national registers
Autores: Tobias Anker Stripp, Sonja Wehberg, Arndt Bussing, Harold G. Koenig, Tracy A. Balboni, Tyler J. VanderWeele, Jens Sondergaard, Niels Christian Hvidt
Publicação: The Lancet Regional Health - Europe
DOI: 10.1016/j.lanepe.2023.100602
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Sentimentos

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.