Popular e ruim
Artistas frequentemente se tornam a face de produtos comerciais - e as crianças e os adolescentes geralmente são seu público-alvo.
Porém, de acordo com a professora Marie Bragg, da Universidade de Nova Iorque (EUA), a grande maioria dos produtos alimentares e bebidas anunciados por algumas das estrelas da música mais populares fazem mal à saúde.
E esse tipo de publicidade está contribuindo para o aumento alarmante da obesidade infantil e adolescente, advertem os pesquisadores, que analisaram dezenas de anúncios disseminados ao longo de um período de 14 anos.
Modelos negativos
Após a separação dos anúncios em diferentes categorias de marketing, os autores descobriram que 65 das 163 estrelas pop identificadas foram associadas com 57 marcas diferentes de alimentos e bebidas.
Refrigerantes e outras bebidas açucaradas, fast food e doces estão entre os produtos mais comuns endossados pelas personalidades musicais famosas, de acordo com o estudo, publicado na revista médica Pediatrics.
Igualmente alarmante, nenhuma das estrelas da música identificadas no estudo endossou frutas, legumes ou cereais integrais. Apenas uma endossou um alimento natural considerado saudável - pistaches.
"A popularidade das celebridades da música entre adolescentes as torna talhadas para servir de modelos positivos," disse a coautora do estudo Alysa Miller. "As celebridades devem estar cientes de que seus endossos podem exacerbar a luta da sociedade contra a obesidade - e que elas deveriam endossar produtos saudáveis."
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