06/02/2024

Experiências de morte induzidas pela ayahuasca têm potencial terapêutico

Redação do Diário da Saúde

A vida continua

Dado o grande número de relatos episódicos, e o grande interesse que algumas drogas alucinógenas suscitam entre a comunidade médica e científica, um grupo de pesquisadores decidiu analisar todos os estudos sobre experiências com sensação de morte durante cerimônias de ayahuasca - no Brasil, esse chá alucinógeno é mais conhecido como Santo Daime.

Os resultados mostram que mais da metade dos participantes relata ter passado por essa sensação de morte, classificada como uma experiência forte e transformadora.

Curiosamente, em lugar de expor a pessoa à visão tradicional da morte como fim de tudo, a experiência na verdade mostrou-se associada a uma sensação de transcender a morte, bem como à certeza da continuação da consciência após a morte.

Os pesquisadores não encontraram associações entre as experiências de morte induzida pelo Santo Daime e os dados demográficos, o tipo de personalidade e psicopatologias.

Estas experiências também mostraram ter um impacto profundo na vida dos participantes, tendo-se verificado que a sensação de morte mostrou-se associada a um aumento da capacidade de lidar com problemas de vida causadores de angústia e com a sensação de realização na vida.

A expectativa da equipe é que isto dê suporte no futuro ao uso desses alucinógenos não viciantes em terapias disponíveis a um público mais amplo, de maneira controlada e com acompanhamento profissional.

Os resultados do estudo "destacam a prevalência, segurança e potencial das experiências de morte que ocorrem durante as cerimônias da ayahuasca, distinguindo-as enquanto possíveis mecanismos para os efeitos salutares a longo prazo dos psicodélicos em populações não clínicas," disse Jonathan David, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Ayahuasca-induced personal death experiences: prevalence, characteristics, and impact on attitudes toward death, life, and the environment
Autores: Jonathan David, José Carlos Bouso, Maja Kohek, Genís Ona, Nir Tadmor, Tal Arnon, Yair Dor-Ziderman, Aviva Berkovich-Ohana
Publicação: Frontiers in Psychiatry
DOI: 10.3389/fpsyt.2023.1287961/full
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Psicoterapia

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.