23/06/2022

Falta de vitamina D na gestação afeta desenvolvimento muscular dos meninos

Com informações da Agência Fapesp
Falta de vitamina D na gestação afeta desenvolvimento muscular dos meninos
Há algum tempo os cientistas vêm alertando que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D, sobretudo nas crianças. E vários estudos confirmam que a falta de luz solar e de vitamina D aumenta o risco de câncer.
[Imagem: FRL/UCR]

Vitamina D na gravidez

A falta de vitamina D durante a gestação está ligada ao desenvolvimento de uma série de doenças na fase adulta - desde problemas de crescimento até diabetes, obesidade e esclerose múltipla.

Agora, uma pesquisa realizada na USP de Ribeirão Preto (SP) mostrou que a vitamina D também é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos músculos ao longo de toda a vida dos filhos homens - mas não das meninas.

Nutriente obtido por meio da alimentação, mas principalmente sintetizado pelo organismo humano após exposição à radiação solar, a vitamina D é um hormônio que atua na saúde óssea, no crescimento, na imunidade e no metabolismo.

Como não seria eticamente aceitável privar mães intencionalmente do nutriente, os pesquisadores trabalharam com animais de laboratório, que têm a vantagem adicional de terem vida muito curta, permitindo monitorar as consequência ao longo de toda a sua vida.

Vitamina D e músculos

Os experimentos mostraram que a deficiência de vitamina D materna afeta seletivamente o desenvolvimento de fibras musculares do tipo 2 (o chamado músculo branco) nos filhotes machos. Essas fibras atrofiaram mais durante o período juvenil (prole com 21 dias).

Uma novidade bem-vinda foi a observação de que, ao longo da vida do animal, os filhotes machos conseguem se recuperar e se adaptar à deficiência porque o próprio músculo é capaz de produzir a vitamina D na vida adulta.

O que intrigou os pesquisadores e demandará mais estudos é o motivo de a prole fêmea ter sido protegida das alterações induzidas pela deficiência materna. Uma das hipóteses é que a proteção esteja ligada a algum hormônio, como o estrogênio, ou a algo na placenta.

"A descoberta de que o músculo do animal adulto deficiente é capaz de compensar a deficiência endógena de hormônio circulante aumentando sua produção interna, para mim, como fisiologista, é muito gratificante porque abre um campo de pesquisa enorme. Podemos avaliar, por exemplo, se o exercício físico estimula esse sistema," disse o professor Luiz Navegantes, que orientou o trabalho da pesquisadora Natany Garcia Reis, responsável pelos experimentos.

Segundo a equipe, os resultados trazem mensagens relevantes, que reforçam a importância da vitamina D durante a gestação e a lactação. "Trazemos um novo olhar clínico, destacando a importância fisiológica do hormônio não só para os ossos, mas chamando a atenção para a força muscular," completou o professor Luiz.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Maternal vitamin D deficiency affects the morphology and function of glycolytic muscle in adult offspring rats
Autores: Natany G. Reis, Ana P. Assis, Natália Lautherbach, Dawit A. Gonçalves, Wilian A. Silveira, Henrique J.N. Morgan, Rafael R. Valentim, Lucas F. Almeida, Lilian C. Heck, Neusa M. Zanon, Tatiana E. Koike, Audrei R. Santos, Elen H. Miyabara, Isis C. Kettelhut, Luiz C. Navegantes
Publicação: Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle
DOI: 10.1002/jcsm.12986
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Gravidez

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.