09/05/2011

Concentrado de frutas e vegetais diminui sintomas da gripe

Redação do Diário da Saúde

Suplemento de frutas e verduras

A ingestão de concentrados de frutas e legumes diminui o número de dias com os sintomas das gripes fortes.

Pesquisadores demonstraram que um suplemento alimentar específico, feito à base de frutas e sucos de vegetais concentrados, reduziu significativamente o número de dias com sintomas severos da gripe.

O estudo, publicado no British Journal of Nutrition, mostra os benefícios potenciais do concentrado na redução dos dias de licença médica e das despesas com medicações contra a gripe.

Sintomas da gripe

Em um estudo randomizado e duplo-cego, metade dos pacientes tomou o concentrado de frutas e verduras todos os dias, enquanto a outra metade tomou um placebo.

O número de pessoas que contraíram gripe foi o mesmo em ambos os grupos.

No entanto, no grupo que recebeu os concentrados, os resfriados foram muito mais suaves.

Como resultado, houve uma diminuição nos sintomas moderados e severos de cerca de 20 por cento.

Concentrado industrial

"Os resultados do estudo são encorajadores, certamente porque mostram que certos suplementos podem atenuar as consequências da gripe comum," disse o professor Stefan Willich, orientador do estudo.

Como os pesquisadores usaram um concentrado de frutas e verduras produzido industrialmente, eles pretendem agora estudar a segurança de se tomar o composto durante um longo prazo.

Também não está claro o modo de ação específico do preparado no organismo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.