24/04/2020

Gene do filtro solar natural influencia como produzimos vitamina D

Redação do Diário da Saúde
Gene do filtro solar natural influencia como produzimos vitamina D
Há algum tempo os cientistas vêm alertando que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D, sobretudo nas crianças. E vários estudos confirmam que a falta de luz solar e vitamina D aumenta o risco de câncer.
[Imagem: FRL/UCR]

Fator de proteção solar natural

Variações genéticas na pele podem criar um filtro solar natural.

A descoberta ocorreu quando Joana A. Revez e colegas do Instituto do Cérebro de Queensland (Austrália) estavam investigando os genes ligados à produção da vitamina D.

Os resultados sugerem que variantes genéticas no gene HAL (histidina amônia-liase) podem variar a concentração de uma pequena molécula na pele que age como um fator de proteção solar interno.

Essa molécula absorve a luz UVB - ultravioleta tipo B, a luz que nosso corpo usa para produzir vitamina D. E a quantidade dessa luz disponível para nossa pele influencia a quantidade de vitamina que podemos produzir.

"Este estudo implicou vários novos genes relacionados à pele que afetam nosso status de vitamina D - diferentes da cor da pele, que afeta nossa capacidade de produzir vitamina D, dependendo da concentração do pigmento melanina na pele," disse o professor John McGrath. "A vitamina D é o hormônio da luz do sol e precisamos da luz do sol sobre a pele para produzi-la, mas variações em nossos genes também influenciam a eficiência com que fazemos isso.

Causa ou consequência

A equipe encontrou 143 genes associados com a concentração de vitamina D em nosso corpo.

"Anteriormente, conhecíamos apenas seis regiões, então essas descobertas fornecerão novas ideias sobre como nosso corpo lida com a vitamina D," disse a pesquisadora Naomi Wray. "O estudo encontrou muitos novos candidatos interessantes que podem ajudar a nossa compreensão dos fatores que influenciam a concentração de vitamina D.

Mais do que isso, os resultados dão suporte à hipótese de que um baixo nível de vitamina D no corpo pode ser consequência de problemas de saúde, e não um fator que contribua para o risco dessas doenças. Mas essas associações terão que ser estudadas caso a caso.

"Nossas descobertas são um tesouro de pistas que manterão os pesquisadores ocupados por um longo tempo," disse Wray.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Genome-wide association study identifies 143 loci associated with 25 hydroxyvitamin D concentration
Autores: Joana A. Revez, Tian Lin, Zhen Qiao, Angli Xue, Yan Holtz, Zhihong Zhu, Jian Zeng, Huanwei Wang, Julia Sidorenko, Kathryn E. Kemper, Anna A. E. Vinkhuyzen, Julanne Frater, Darryl Eyles, Thomas H. J. Burne, Brittany Mitchell, Nicholas G. Martin, Gu Zhu, Peter M. Visscher, Jian Yang, Naomi R. Wray, John J. McGrath
Publicação: Nature Communications
Vol.: 11, Article number: 1647
DOI: 10.1038/s41467
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Genética

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2020 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.