14/02/2020

Perfume de rosas melhora o aprendizado. Mesmo durante o sono

Redação do Diário da Saúde
Perfume de rosa melhora o aprendizado. Mesmo durante o sono
Se você não gosta de cheiros no quarto, pode tentar outra abordagem: sons durante o sono que melhoram a memória.
[Imagem: Ngo et al./Neuron]

Aromas para aprender melhor

Muitas pessoas sonham com aprender dormindo, sem qualquer esforço, mas os estudos sobre o tema têm sido controversos.

Por isso, pesquisadores da Universidade de Freiburg (Alemanha) tiveram a ideia de usar um apoio: um aroma.

Afinal, é bem conhecido o fato de que cheiros específicos podem ativar instantaneamente nossa memória de eventos há muito esquecidos.

Para os experimentos, alunos aprenderam vocabulário de inglês com e sem palitos de incenso, com aroma de rosas, durante as aulas. Outros grupos foram segmentados para acender o incenso à noite, enquanto dormiam.

Os resultados mostraram que os alunos lembraram muito melhor o vocabulário quando usaram o perfume - seja na sala de aula, seja à noite.

"Nós demonstramos que o efeito de suporte das fragrâncias funciona de maneira muito confiável na vida cotidiana e pode ser usado de maneira direcionada," disse o professor Jurgen Kornmeier.

"Os estudantes apresentaram um aumento significativo no sucesso da aprendizagem, de cerca de 30%, tenham sido os palitos de incenso usados durante as fases de aprendizado ou durante o sono," completou a pesquisadora Franziska Neumann.

Em experimentos adicionais, a equipe também constatou que o uso adicional dos incensos durante os testes de vocabulário melhora a memória.

Dá para fazer em casa

Estudos anteriores já haviam demonstrado que o uso de perfumes reforça o aprendizado durante o sono, mas apontavam que a fragrância precisaria estar presente durante uma fase particularmente sensível do sono. No entanto, como essa fase do sono precisa ser determinada por um exame da atividade cerebral por meio de um eletroencefalograma (EEG), feita em um laboratório do sono, os resultados não haviam se mostrado de interesse para o uso diário.

"Uma descoberta específica, além do estudo inicial seminal, foi que a fragrância também funciona quando está presente a noite toda. Isso torna as descobertas adequadas para o uso diário.

"Nosso estudo mostra que podemos facilitar o aprendizado durante o sono. E quem pensaria que nosso nariz poderia ajudar consideravelmente nisso?" finalizou Kornmeier.

Checagem com artigo científico:

Artigo: How odor cues help to optimize learning during sleep in a real life-setting
Autores: Franziska Neumann, Vitus Oberhauser, Jürgen Kornmeier
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 10, Article number: 1227
DOI: 10.1038/s41598-020-57613-7
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Sono

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.