25/07/2012

Picada de carrapato induz reação alérgica a carne vermelha

Redação do Diário da Saúde
Picada de carrapato induz reação alérgica a carne vermelha
Além da febre maculosa, o carrapato-estrela pode causar uma reação alérgica à ingestão de carne vermelha, com risco de vida para o paciente.
[Imagem: Wikipedia/CDC/Christopher Paddock/James Gathany]

Picada e mordida

Se você é um amante do churrasco, desfrute dos seus grelhados enquanto pode.

Cientistas descobriram como e por que, se você foi picado por um carrapato, pode desenvolver uma alergia a carne vermelha.

A descoberta, feita por Susan Wolver e Diane Sun, da Universidade da Virgínia (EUA), elucida um mistério que vinha incomodando os médicos, com o aparecimento de um grande número de reações alimentares tardias.

A estranha conexão entre a alergia à carne e a picada do carrapato está descrita em um artigo no exemplar deste mês do Journal of General Internal Medicine.

Anafilaxia tardia

A anafilaxia tardia - uma reação alérgica grave, com risco de vida - à carne é uma síndrome descoberta recentemente, identificada inicialmente no sudeste dos Estados Unidos.

Os pacientes acordam no meio da noite, com urticária ou anafilaxia, geralmente de três a seis horas depois de terem comido carne vermelha no jantar.

Agora, as pesquisadoras descobriram que a anafilaxia à carne vermelha é causada por anticorpos para um carboidrato (alfa-gal), que são produzidos no sangue do paciente em resposta a uma picada de carrapato.

Com isto, a anafilaxia induzida pela carne torna-se a primeira reação alérgica grave induzida por alimentos causada por um carboidrato, em vez de uma proteína.

O estudo identificou em pelo menos três pacientes que a picada tinha sido dada pelo perigoso carrapato-estrela, que no Brasil tem sido responsável por inúmeros casos de febre maculosa.

Histamina

O carboidrato em questão está também presente na carne vermelha.

Quando uma pessoa que foi picada pelo carrapato come a carne, o seu sistema imunológico ativa a liberação de histamina em resposta à presença do alfa-gal, o que pode causar urticária e anafilaxia.

A histamina é um composto encontrado nos tecidos dos mamíferos que provoca a dilatação dos vasos capilares, a contração dos músculos lisos e estimula a secreção de ácido gástrico, que é liberado durante as reações alérgicas.

"Onde os carrapatos são endêmicos [] os médicos devem estar cientes dessa nova síndrome quando se depararem com um caso de anafilaxia. As orientações são para aconselhar os pacientes a evitar todo tipo de carne de mamíferos - carne bovina, suína, cordeiro e veado," afirmam as pesquisadoras.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Alimentação e Nutrição

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.