Sensor de estresse
Você reconhece facilmente uma pessoa estressada quando vê uma, mas não é tão fácil detectar quando você mesmo atingiu um nível de estresse perigoso.
É bom lembrar que estresse crônico pode levar ao aumento da pressão arterial e doenças cardiovasculares, diminuição da função imunológica, depressão e ansiedade.
Então, que tal se o seu fio dental puder lhe prestar esse serviço, indicando que você já saiu fora de sua escala normal de tensão?
Esta é a proposta de Atul Sharma e colegas da Universidade de Tufts, nos EUA, que criaram um dispositivo simples que usa um fio dental especialmente desenvolvido para medir com precisão o cortisol, um hormônio do estresse, em tempo real.
"Não queríamos que a medição criasse uma fonte adicional de estresse, então pensamos: Podemos criar um dispositivo de detecção que se torne parte da sua rotina diária? O cortisol é um marcador de estresse encontrado na saliva, então usar fio dental pareceu uma opção natural para coletar uma amostra diária," justificou o professor Sameer Sonkusale.
Fio dental que mede estresse
O sensor de estresse se assemelha a um palito de fio dental comum, com o fio esticado entre dois pinos que se estendem a partir de um cabo plano de plástico. A saliva é captada por capilaridade através de um canal muito estreito no próprio fio dental.
O fluido é então aspirado para o cabo do palito e para uma aba acoplada, onde se espalha pelos eletrodos que detectam o cortisol.
O reconhecimento do cortisol nos eletrodos é realizado com uma tecnologia desenvolvida há quase 30 anos, chamada polímeros eletropolimerizados com impressão molecular (eMIPs). E os eMIPs são versáteis, permitindo a criação de sensores de fio dental que detectam outras moléculas presentes na saliva, como estrogênio para monitoramento de fertilidade, glicose para monitoramento de diabetes ou marcadores de câncer.
Há também a possibilidade de detectar múltiplos biomarcadores na saliva simultaneamente, para um monitoramento mais preciso de estresse, doenças cardiovasculares, câncer e outras condições.
A precisão dos sensores de cortisol no fio dental mostrou-se comparável à dos sensores de melhor desempenho disponíveis no mercado. Levar este dispositivo para casa e para as mãos das pessoas sem a necessidade de treinamento tornará possível integrar o monitoramento do estresse a muitos aspectos da assistência médica, dizem os pesquisadores, que já estão criando uma empresa para tentar lançar o produto no mercado.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sensores | Saúde Bucal | Comportamento | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.