27/10/2022

Sons durante o sono podem ajudar a esquecer memórias dolorosas

Redação do Diário da Saúde
Sons durante o sono podem ajudar a esquecer memórias dolorosas
Há um grande interesse científico em saber se é possível aprender dormindo.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Esquecer durante o sono

Tocar sons para as pessoas enquanto elas dormem pode ajudá-las a esquecer memórias específicas.

Se esta descoberta se confirmar em testes de maior escala, isso pode levar ao desenvolvimento de técnicas para ajudar a enfraquecer memórias traumáticas e intrusivas e as conhecidas ruminações.

Pesquisas anteriores já demonstraram que tocar "sugestões sonoras" durante o sono pode ser usado para reforçar memórias específicas, mas este novo experimento fornece a primeira forte evidência de que a técnica também pode ser usada para ajudar as pessoas a esquecer as memórias negativas ou traumáticas.

"Embora ainda altamente experimental neste estágio, os resultados do nosso estudo levantam a possibilidade de que possamos aumentar e diminuir a capacidade de recordar memórias específicas tocando sugestões sonoras quando um indivíduo está dormindo.

"Pessoas que sofreram traumas podem sofrer uma ampla gama de sintomas angustiantes devido às suas memórias desses eventos. Embora isso ainda esteja distante no futuro, nossa descoberta pode abrir caminho para novas técnicas para enfraquecer essas memórias, que poderão ser usadas junto com as terapias existentes," disse o professor Bardur Joensen, da Universidade de York (Reino Unido).

Esquecimento induzido

Em seu experimento, a equipe ensinou associações entre pares de palavras - um objeto e um local, não relacionadas de modo óbvio - a 29 voluntários.

Os participantes dormiram durante a noite no laboratório do sono da universidade, para que a equipe analisasse suas ondas cerebrais.

E, quando atingiram o sono profundo ou de ondas lentas (também conhecido como sono do estágio três), os pesquisadores ligaram sons muito baixos, insuficientes para acordar os voluntários, com diversas combinações, desde a palavra de cada par que denotava o objeto até sons com pares simultâneos de palavras.

Pesquisas anteriores mostraram que aprender um par de palavras e ouvir esse par durante o sono melhora a memória dos participantes para o par de palavras quando acordam pela manhã. Desta vez, quando os pares de palavras estavam sobrepostos, houve um aumento na memória para um par, mas uma diminuição na memória para o outro par.

Foi essa diminuição que os pesquisadores apontam como indício de que é possível causar esquecimento seletivo, bastando reproduzir sons associados durante o sono.

Sono e memória

Segundo os pesquisadores, o sono desempenhou um papel crucial nos efeitos observados em seu experimento.

"A relação entre sono e memória é fascinante. Sabemos que o sono é crítico para o processamento da memória, e nossas memórias tipicamente são melhores após um período de sono. Os mecanismos exatos em jogo permanecem obscuros, mas durante o sono parece que conexões importantes são fortalecidas, e as sem importância são descartadas.

"Esta pesquisa levanta a possibilidade de que esse processo possa ser manipulado, de modo que o sono possa ser usado para ajudar a enfraquecer memórias dolorosas.

"Os próximos passos para nossa equipe de pesquisa serão estabelecer como essas sugestões causam o esquecimento, para que possamos ativar e desativar o efeito, e ver se podemos usar a mesma técnica para enfraquecer as memórias do mundo real já existentes," disse Aidan Horner, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Targeted memory reactivation during sleep can induce forgetting of overlapping memories
Autores: Bardur Hofgaard Joensen, Marcus O. Harrington, Sam C. Berens, Scott A. Cairney, M. Gareth Gaskell, Aidan J. Horner
Publicação: Learning & Memory
DOI: 10.1101/lm.053594.122
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Sono

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.