19/06/2023

Taurina pode ter efeito antienvelhecimento

Redação do Diário da Saúde
Taurina pode ter efeito antienvelhecimento
Alguns estudos já demonstraram que suplementos de taurina têm efeitos positivos contra o envelhecimento.
[Imagem: Vachagan Malkhasyan/Pixabay]

Causa do envelhecimento ou causado pelo envelhecimento?

O envelhecimento é inevitável, marcado por mudanças sistêmicas em nossos corpos, de modo que não encontramos muitos cientistas sérios - se é que há algum - falando em "curar" o envelhecimento.

Quando olhamos o envelhecimento no detalhe, porém, há uma questão muito válida e que intriga os pesquisadores há séculos: Uma determinada mudança observada em um indivíduo foi a causa ou é um efeito do envelhecimento?

Parminder Singh e seus colegas da Universidade de Colúmbia, nos EUA, acabam de encontrar a resposta para um desses casos, uma resposta que eles esperam poder ajudar, se não a retardar o processo de envelhecimento, ao menos garantir um maior tempo de vida saudável.

Singh descobriu que a redução no nível de taurina, observado conforme envelhecemos, é um elemento responsável por acelerar o processo de envelhecimento - nos experimentos, a restauração dos níveis de taurina prolongou a vida saudável dos animais de laboratório.

Taurina contra o envelhecimento

A taurina é uma substância química que ocorre naturalmente em nosso sangue, sendo também comumente usada como aditivo em bebidas energéticas.

"Estudos anteriores mostraram que a concentração de taurina no sangue se correlaciona com a saúde, mas não se sabia se as concentrações de taurina no sangue afetam o envelhecimento. Para fechar essa lacuna no conhecimento, medimos a concentração de taurina no sangue durante o envelhecimento e descobrimos que, à medida que os níveis de taurina diminuíam naturalmente, as 'marcas do envelhecimento' aumentavam, incluindo um declínio nas funções dos órgãos," contou o professor Ankur Sharma, coordenador da equipe.

Quando a quantidade de taurina foi aumentada nos corpos de camundongos, macacos e até vermes, eles viveram por mais tempo e seu tempo de saúde, ou seja, a duração da vida saudável aumentou. E isso aconteceu porque a taurina afetou positivamente várias características do envelhecimento, incluindo a senescência celular, os danos ao DNA e a inflamação.

Com estes resultados, a equipe agora irá estudar se a deficiência de taurina também é um motor do envelhecimento em humanos. Para isso, serão necessários testes de suplementação de taurina bem controlados e de longo prazo, com o monitoramento da saúde e do tempo de vida de voluntários.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Taurine deficiency as a driver of aging
Autores: Parminder Singh, Kishore Gollapalli, Stefano Mangiola, Daniela Schranner, Mohd Aslam Yusuf, Manish Chamoli, Sting L. Shi, Bruno Lopes Bastos, Tripti Nair, Annett Riermeier, Elena M. Vayndorf, Judy Z. Wu, Aishwarya Nilakhe, Christina Q. Nguyen, Michael Muir, Michael G. Kiflezghi, Anna Foulger, Alex Junker, Jack Devine, Kunal Sharan, Shankar J. Chinta, Swati Rajput, Anand Rane, Philipp Baumert, Martin Schönfelder, Francescopaolo Iavarone, Giorgia di Lorenzo, Swati Kumari, Alka Gupta, Rajesh Sarkar, Costerwell Khyriem, Amanpreet S. Chawla, Ankur Sharma, Nazan Sarper, Naibedya Chattopadhyay, Bichitra K. Biswal, Carmine Settembre, Perumal Nagarajan, Kimara L. Targoff, Martin Picard, Sarika Gupta, Vidya Velagapudi, Anthony T. Papenfuss, Alaattin Kaya, Miguel Godinho Ferreira, Brian K. Kennedy, Julie K. Andersen, Gordon J. Lithgow, Abdullah Mahmood Ali, Arnab Mukhopadhyay, Aarno Palotie, Gabi Kastenmüller, Matt Kaeberlein, Henning Wackerhage, Bhupinder Pal, Vijay K. Yadav
Publicação: Science
Vol.: 380, Issue 6649
DOI: 10.1126/science.abn9257
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Vitaminas

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.