28/01/2014

Tomate antioxidante pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas

Com informações da Embrapa
Tomate antioxidante pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas
O tomate tipo cereja, chamado BRS Zamir, contém em torno de 114 mg/kg do carotenoide licopeno.
[Imagem: Embrapa]

A Embrapa lançou uma nova variedade de tomate que apresenta elevados teores do carotenoide licopeno, um antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

O tomate tipo cereja, chamado BRS Zamir, atende ainda ao segmento de cozinha gourmet pelos teores de açúcares e ácidos equilibrados.

O fruto híbrido é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva todas as principais características típicas do segmento dos tomates tipo cereja (textura, sabor e cor).

O BRS Zamir contém em torno de 114 mg/kg do carotenoide licopeno.

De acordo com o pesquisador Leonardo Boiteux, do ponto de vista do consumidor esse é um aspecto importante, mas não o único.

"Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando num excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento 'grape'," disse ele.

O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades: são, em médias oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.