Texto pesquisado:
andaime
Usar uma impressora 3D para criar tecidos orgânicos que funcionam como órgãos vivos pode parecer ficção científica - mas já estamos bem perto disso. Leia mais.
Os testes em animais são substituídos por um sistema de teste bioanalítico que usa células humanas cultivadas em uma matriz de seda. Leia mais.
A técnica usa a nanotecnologia para criar um andaime 3D para servir de suporte para o cultivo de células da retina. Leia mais.
As células cardíacas impressas na forma de um ventrículo se alinharam e bateram coordenadamente, bombeando fluidos. Leia mais.
O material é construído em vários níveis, englobando as propriedades do osso nativo em escala nano, micro e macro. Leia mais.
Décadas de pesquisas não conseguiram ainda imitar a cartilagem encontrada em nossas articulações do joelho e do quadril. Leia mais.
Pesquisadores japoneses criaram uma plataforma que promete acelerar o desenvolvimento dos organoides, como os minicérebros. Leia mais.
Isso é importante porque o tecido neuronal não tem a mesma capacidade regenerativa que outras partes do nosso corpo, como a pele. Leia mais.
O biomaterial foi testado e provou ser eficaz no tratamento de danos nos tecidos causados por ataques cardíacos. Leia mais.
É uma nova esperança para o tratamento de lesões que hoje deixam os pacientes para ou tetra-plégicos. Leia mais.
A proteína é um alvo importante para a degeneração macular, mas também pode estar envolvida no Alzheimer e na aterosclerose. Leia mais.
Hoje não existe nenhum material que possa substituir a cartilagem ou os tendões quando eles são danificados ou se desgastam. Leia mais.
As lesões do tendão são bem conhecidas por seus processos de cicatrização demorados e difíceis - e, muitas vezes, incompletos. Leia mais.
A principal questão levantada pela equipe é: Por que essa tecnologia ainda não está amplamente disponível? Leia mais.
Melhor ainda, a equipe já identificou um medicamento em potencial, licenciado para uso humano, que pode ser tomado por via oral. Leia mais.
Para evitar todas as complicações e riscos das cirurgias, cientistas estão criando uma tecnologia para imprimir tecidos diretamente no corpo. Leia mais.
A facilidade de acesso também permitirá aos médicos monitorar a eficácia dos tratamentos contra o câncer mais próximo ao tempo real. Leia mais.
Embora milhões de pessoas sejam afetadas diariamente, o complexo processo de cicatrização de feridas ainda não é totalmente compreendido pelos cientistas. Leia mais.
Tidos como um dos materiais mais promissores para a área da eletrônica, os nanotubos podem estar encontrando sua verdadeira vocação na biologia. Leia mais.
A vertente mais pesquisada hoje envolve nanopartículas que atuam como transportadoras para uma "carga molecular", tipicamente um medicamento. Leia mais.
O mecanismo até agora desconhecido explica o vínculo entre os sons e o desenvolvimento das funções cognitivas dos bebês. Leia mais.
A técnica traz novas esperanças para pessoas que precisam de implantes de um tecido que não se regenera sozinho. Leia mais.
A equipe conseguiu cultivar células cardíacas humanas totalmente funcionais - as células "batem" - em folhas de espinafre. Leia mais.
O uso das células cranianas do próprio indivíduo garante que o corpo não rejeita o autoimplante. Leia mais.
Suportes eletrônicos em nanoescala são semeados com células cardíacas para criar um curativo cardíaco biônico. Leia mais.
Os minúsculos "cérebros" incluem partes do córtex, hipocampo e até mesmo retinas. Leia mais.
Materiais naturais estão se destacando cada vez mais no emergente campo de pesquisas das células-tronco. Leia mais.
Uma mistura de fibras naturais, feita com celulose e seda, que poderá dar origem a uma terapia celular acessível e eficaz. Leia mais.
Estrutura sem células obtida da pele de porco pode ser alternativa barata e biocompatível para tratar pacientes com queimaduras e outros problemas.Leia mais.
Um rim "recriado" em laboratório foi transplantado em animais, onde começou a produzir urina. Leia mais.
Os sacrifícios pela prole parecem começar nas menores porções de matéria viva, as células. Leia mais.
O hidrogel induziu não apenas o crescimento dos tecidos do músculo cardíaco, mas também dos vasos sanguíneos, recuperando o coração. Leia mais.
"A comunicação entre as células foi mantida e elas bateram sincronizadamente por até 20 dias, exatamente como o músculo cardíaco real." Leia mais.
A invenção representa um avanço na engenharia de tecidos porque o novo material imita melhor as propriedades do tecido humano natural. Leia mais.
A técnica usa uma plataforma de engenharia de tecidos que permite que o tecido do coração repare a si próprio depois de um ataque cardíaco. Leia mais.
Suporte biocompatível com células-tronco é aceito pelo coração em experimento inédito - esperança para pacientes vítimas de ataques cardíacos.Leia mais.
Células gliais do cérebro foram convertidas em duas diferentes classes funcionais de neurônios, passo importante para tratamento de derrames.Leia mais.
É um passo para que a ciência vença o desafio de produzir tecidos artificiais que sejam compatíveis com o organismo humano.Leia mais.