12/06/2023

Adoçante químico artificial destrói nosso DNA

Redação do Diário da Saúde
Adoçante químico artificial destrói nosso DNA
Além do risco de doenças cardíacas, estudos têm mostrado que alguns adoçantes artificiais podem aumentar o açúcar no sangue, em vez de diminuí-lo.
[Imagem: Jotham Suez et al. - 10.1016/j.cell.2022.07.016]

Riscos da sucralose

Uma substância química formada quando digerimos a sucralose, um adoçante artificial amplamente vendido e consumido pela população, é genotóxica (geneticamente tóxica), o que significa que essa substância "quebra" nossas moléculas de DNA.

A própria substância, ainda que em quantidades traço, é encontrada pronta já no próprio adoçante. Esta descoberta levanta questões sobre como esse adoçante pode contribuir para problemas de saúde.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz pedindo que a população pare de usar adoçantes, inclusive para perder peso.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que vários compostos solúveis em gordura são produzidos no intestino após a ingestão da sucralose. Um desses compostos é o sucralose-6-acetato.

"Nosso novo trabalho estabelece que o sucralose-6-acetato é genotóxico. Também descobrimos que vestígios de sucralose-6-acetato podem ser encontrados na sucralose comercial, mesmo antes de ser consumida e metabolizada.

"Para colocar isso em contexto, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos tem um limite de preocupação toxicológica para todas as substâncias genotóxicas de 0,15 micrograma por pessoa por dia," disse a professora Susan Schiffman, da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA).

Células intestinais expostas à sucralose-6-acetato tiveram atividade aumentada em genes relacionados ao estresse oxidativo, à inflamação e à carcinogenicidade.

"Este trabalho levanta uma série de preocupações sobre os potenciais efeitos à saúde associados à sucralose e seus metabólitos. É hora de revisitar a segurança e o status regulatório da sucralose, porque há evidências crescentes de que ela traz riscos significativos. Se nada mais, encorajo as pessoas a evitar produtos que contenham sucralose. É algo que você não deveria ingerir," concluiu a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Toxicological and pharmacokinetic properties of sucralose-6-acetate and its parent sucralose: in vitro screening assays
Autores: Susan S. Schiffman, Elizabeth H. Scholl, Terrence S. Furey, H. Troy Nagle
Publicação: Journal of Toxicology and Environmental Health
DOI: 10.1080/10937404.2023.2213903
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.