15/12/2025

Tai chi contra a insônia é tão bom quanto terapia cognitiva

Redação do Diário da Saúde
Contra insônia, Tai Chi é tão bom quanto terapia cognitiva
A "atividade perfeita para o resto da vida" está bom pra você?
[Imagem: Gianni Crestani/Pixabay]

Contra insônia, Tai Chi

O tai chi chuan, uma forma de exercício desenvolvido na China, mas hoje já amplamente praticada em todo o mundo, tem benefícios semelhantes a técnicas especializadas de psicoterapia para pessoas com problemas de insônia.

Tido como a atividade perfeita para o resto da vida, sabe-se hoje que o tai chi retarda a progressão da doença de Parkinson, ajuda na reabilitação cardíaca, inibe genes da inflamação e muito mais - são tantos benefícios que hoje o tai chi é considerado uma "terapia mente-corpo".

Parco Siu e colegas da Universidade da Califórnia de Los Angeles decidiram medir os efeitos da prática do tai chi em pessoas de meia-idade e idosas com insônia crônica. Hoje, o tratamento preferencial para a insônia é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), mas o acesso a ela é frequentemente limitado pelos altos custos e pela baixa disponibilidade de terapeutas especializados.

Depois de acompanharem pacientes acima de 50 anos, todos com diagnóstico prévio de insônia crônica, os pesquisadores constataram que o tai chi é muito mais simples de ser praticado, quase sempre é disponível de graça e dá os mesmos resultados que a terapia cognitivo-comportamental.

Demora mais, mas resultados vêm

O experimento envolveu 24 sessões de tai chi, de uma hora de duração cada, duas vezes por semana, o mesmo número de sessões de psicoterapia que o grupo de controle recebeu.

No terceiro mês, o grupo de tai chi apresentou uma redução de 6,67 pontos na pontuação da insônia, enquanto o grupo de TCC apresentou uma redução de 11,19 pontos, resultando em uma diferença entre os grupos de 4,52 pontos. Portanto, o tai chi foi considerado inferior à TCC no terceiro mês, com a TCC apresentando resultados mais rápidos.

Contudo, no 15º mês, as reduções para os grupos de tai chi e TCC foram de 9,51 e 10,18, respectivamente, com uma diferença entre os grupos de 0,68. Isso significa que o tai chi é estatisticamente semelhante à TCC na média, com alguns pacientes do grupo experimental superando colegas do grupo de controle.

O tai chi e a TCC também apresentaram benefícios comparáveis nos parâmetros subjetivos do sono, na qualidade de vida, na saúde mental e no nível de atividade física. Não ocorreram eventos adversos durante o período de intervenção.

"Nosso estudo apoia o tai chi como uma abordagem de tratamento alternativa para o controle a longo prazo da insônia crônica em adultos de meia-idade e idosos," concluiu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Tai chi or cognitive behavioural therapy for treating insomnia in middle aged and older adults: randomised non-inferiority trial
Autores: Parco M. Siu, Danny J. Yu, Angus P. Yu, Francesco Recchia, Shirley X. Li, Rachel N. Y. Chan, Daniel Y. Fong, Derwin K. C. Chan, Stanley S. C. Hui, Ka Fai Chung
Publicação: The BMJ
DOI: 10.1136/bmj-2025-084320
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Meditação

Sono

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2026 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.