10/05/2023

Quais alimentos fermentados são melhores para o seu cérebro?

Redação do Diário da Saúde
Quais alimentos fermentados são melhores para o seu cérebro?
Os fermentados originados do açúcar apresentaram os maiores benefícios para o cérebro.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Alimentos fermentados para o cérebro

O que você come impacta enormemente sua saúde mental, com pesquisas mostrando que alguns alimentos são particularmente bons em impactar positivamente seu cérebro.

É o caso dos alimentos fermentados, um costume que se espalha não apenas entre os países, mas também ao longo do tempo, com tradições culturais de longa data preservando o modo de preparo de diversos tipos dessas bebidas.

Os alimentos fermentados são uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, um mensageiro no cérebro que influencia vários aspectos da função cerebral, incluindo o humor. Esses alimentos também podem conter outros mensageiros cerebrais (conhecidos como neurotransmissores) em sua forma bruta.

Não é surpresa, portanto, que as pesquisas científicas venham mostrando que ingerir alimentos fermentados pode ter vários impactos de longo e curto prazo, como a redução do estresse.

A questão que se coloca então é: Quais alimentos fermentados têm maior impacto na saúde do cérebro?

Foi o que a Dra Ramya Balasubramanian e sua equipe da Universidade College Cork, na Irlanda, se dispôs a responder.

Fermentados à base de açúcar

A equipe está analisando e comparando os dados de alimentos fermentados, procurando uma variedade de metabólitos que se sabe serem benéficos para a saúde do cérebro - eles identificaram mais de 200 alimentos fermentados usados ao redor do mundo.

O estudo ainda está em seus estágios iniciais, mas os pesquisadores já estão surpresos com os resultados preliminares. "Eu esperava que apenas alguns alimentos fermentados aparecessem, mas de 200 alimentos fermentados, quase todos mostraram a capacidade de exercer algum tipo de potencial para melhorar a saúde do intestino e do cérebro," disse Ramya.

Quanto a quais grupos de alimentos fermentados têm os maiores efeitos no cérebro humano, os resultados estão mostrando um vencedor inesperado.

"Produtos fermentados à base de açúcar e produtos fermentados à base de vegetais são como ganhar na loteria quando se trata de saúde intestinal e cerebral," disse a pesquisadora.

A grande surpresa está no açúcar do qual esses produtos se originam. "Apesar de tudo o que vemos, com os produtos à base de açúcar sendo demonizados, o açúcar fermentado pega o substrato do açúcar bruto e o converte em uma infinidade de metabólitos que podem ter um efeito benéfico [na pessoa]. Portanto, embora tenha o nome 'açúcar ' nele, se você fizer uma triagem metabolômica final, o açúcar é usado pela comunidade microbiana que está presente nos alimentos e eles são convertidos nesses belos metabólitos que estão prontos para serem colhidos por nós para estudos posteriores," disse Ramya.

Esses estudos adicionais são o que virá a seguir para Ramya: Ela planeja submeter os melhores alimentos fermentados a testes rigorosos usando um cólon artificial e vários modelos animais para ver como esses metabólitos afetam o cérebro.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Cérebro

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.