Texto pesquisado:
serotonina
O intestino é o único órgão com seu próprio sistema nervoso, conhecido como Sistema Nervoso Entérico, ou segundo cérebro. Leia mais.
Estamos um passo mais perto de contarmos com um exame de sangue que forneça uma marca bioquímica simples para a depressão. Leia mais.
Os pesquisadores também identificaram dois receptores de serotonina e dois canais iônicos que podem afetar o comportamento alimentar. Leia mais.
Por que é tão difícil ficar motivado - ou mesmo quando conseguimos, e tão difícil manter-nos motivados? Leia mais.
O objetivo agora é verificar se medicamentos voltados para atuar no sistema de serotonina poderiam ser usados contra as infecções bacterianas. Leia mais.
Psicólogos estão propondo que existem três tipos fisiológicos de amor: a paixão, a ternura e o compromisso social. Leia mais.
Alguns alimentos e bebidas comuns têm poderes de melhoria do humor que podem ser aproveitados no dia a dia.Leia mais.
Pesquisadores brasileiros descobriram como o "hormônio do bem-estar" interage com o sistema imunológico para ajudar o organismo a se defender. Leia mais.
Após o primeiro episódio, há um risco de aproximadamente 90% de o paciente ter outro episódio em algum momento de sua vida. Leia mais.
Pesquisadores japoneses comprovaram que uma variedade do chá verde conhecida como Matcha pode reduzir a ansiedade. Leia mais.
A serotonina pode estar envolvida em uma condição em que os pacientes experimentam desconfortos físicos para os quais não há explicação fisiológica. Leia mais.
"Toda vez que alguém afirma ter identificado o gene que 'causa' um traço complexo, é hora de ser cético." Leia mais.
Um composto presente no café pode se juntar à cafeína para combater a doença de Parkinson e a demência do corpo de Lewy. Leia mais.
Cientistas japoneses descobriram que a depressão não é uma doença única, podendo apresentar-se em três sub-tipos bem caracterizados. Leia mais.
As dificuldades que as pessoas têm em interromper a medicação antidepressiva ganharam nova dimensão nos noticiários recentemente. Leia mais.
A serotonina pode de fato gerar efeitos opostos - dependendo de qual parte dela se está estudando. Leia mais.
O hormônio serotonina não está ligado apenas ao humor, como se acreditava. Leia mais.
O envelhecimento não parece ser um processo passivo: nosso corpo possui mecanismos que influenciam diretamente nossa longevidade. Leia mais.
Há décadas os cientistas acreditam que o neurotransmissor serotonina atuasse apenas inibindo os comportamentos. Leia mais.
Embora sejam alvo de muitos medicamentos, esses receptores essenciais até agora só haviam sido vistos aos pedaços. Leia mais.
Elas são as primeiras a chegar no local da invasão, como se fossem as equipes de emergência dos bombeiros ou do SAMU. Leia mais.
A história nos mostra que usar a ciência para tentar manipular a moralidade não é sábio - e não funciona. Leia mais.
"Estamos curiosos sobre quais aspectos do retiro causaram as mudanças nos neurotransmissores e se diferentes retiros produziriam resultados diferentes".Leia mais.
Outrora apelidada de "molécula da felicidade", a serotonina nos torna mais adaptáveis a novas circunstâncias. Leia mais.
Neurocientistas descobriram um surpreendente - e totalmente inesperado - efeito comportamental da serotonina. Leia mais.
Uma neurocientista está defendendo que a capacidade intelectual, e não exatamente a força de vontade, é a chave para viver de forma saudável. Leia mais.
A comparação foi feita com mães também com depressão e outros transtornos psiquiátricos, mas que não foram tratadas com antidepressivos.Leia mais.
Pesquisadores afirmam que nem médicos, nem psiquiatras e nem os pacientes podem estar sabendo de todos os efeitos colaterais dos antidepressivos. Leia mais.
Os psiquiatras quase sempre respondem com receitas de antidepressivos quando seus pacientes se queixam de seus casamentos. Leia mais.
As imagens ajudam a entender como os neurônios funcionam para identificar o que ocorre em situações anormais. Leia mais.
É urgente uma melhor compreensão dos efeitos a longo prazo dos antidepressivos no desenvolvimento neurológico das crianças. Leia mais.
A grande preocupação é que o medicamento está sendo vendido para pacientes que não têm diagnóstico de depressão. Leia mais.
A descoberta poderá levar a um aprimoramento do diagnóstico e do tratamento desses transtornos. Leia mais.
A descoberta envolvendo paciência, sistema de recompensas e serotonina muda a forma como os cientistas encaram condições como a depressão. Leia mais.
As mesmas variantes genéticas foram associadas com níveis altos e baixos de delinquência, sendo o fator determinante o ambiente familiar. Leia mais.
Será que ciência e astrologia começam a entrar em acordo? Leia mais.
Este efeito rápido e abrangente do medicamento é inesperado e ocorre em uma escala maior do que se acreditava. Leia mais.
Ao contrário da medicação, a terapia pode ter efeitos de longa duração após o término do tratamento. Leia mais.
É importante identificar fatores que servem como "gatilhos", iniciando as crises. Leia mais.
Com os problemas associados aos antidepressivos, cresce o interesse por tratamentos mais naturais contra a depressão. Leia mais.
Evidências mostram que os antidepressivos podem dobrar os riscos de que bebês nasçam com má-formações no coração. Leia mais.
O Vaticano parece estar preocupado com outras bíblias, sobretudo a chamada "bíblia da psiquiatria", ou DSM-5. Leia mais.
A chamada "bíblia da psiquiatria" é um manual que tem sido usado para propagar o diagnóstico errado e os maus-tratos a mulheres vulneráveis. Leia mais.
Os óleos com baixos teores de gordura regulam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta-se cheia mesmo ingerindo menos calorias. Leia mais.
Como parece ser mais fácil tomar uma pílula do que procurar a felicidade real, cientistas estão trabalhando em uma "pílula da felicidade". Leia mais.
O neurotransmissor dopamina pode ser apenas metade da história, o que explicaria porque o tratamento de Parkinson perde rapidamente a eficácia. Leia mais.
Pesquisadores da USP queriam saber se há alguma relação entre as práticas associadas com essas formas de religiosidade e a saúde dos seus praticantes. Leia mais.
Cerca de metade de todos os medicamentos disponíveis alcançam seus efeitos através dos receptores acoplados à proteína G. Leia mais.
Os antidepressivos lidam com a serotonina no cérebro. Ocorre que a maioria dessa substância produzida pelo corpo é utilizada em outros processos. Leia mais.
Revisando a literatura médica, pesquisadores descobriram que estudos realizados nos anos 1960 mostram efeitos positivos da droga LSD contra o alcoolismo. Leia mais.
Mais resultados >>