Texto pesquisado:
in silico
Usar uma impressora 3D para criar tecidos orgânicos que funcionam como órgãos vivos pode parecer ficção científica - mas já estamos bem perto disso. Leia mais.
Pesquisadores desenvolveram um adesivo para monitoramento contínuo da pressão arterial por ultrassom que agora foi validado clinicamente. Leia mais.
Além de abrir novas possibilidades em assistência médica e interfaces humano-máquina, o aparelho também poderá substituir a eletromiografia. Leia mais.
Sensores adicionais de movimento permitirão realizar exames médicos eficazes e eficientes em um futuro próximo. Leia mais.
O ouro não é o melhor material para se fabricar fios longos e finos, mas pesquisadores suecos descobriram um jeito de convencê-lo. Leia mais.
Pesquisadores da USP estão aprimorando um equipamento essencial para evitar os múltiplos problemas de saúde relacionados à apneia. Leia mais.
"Este estudo é sobre como podemos modelar essas interações, o que poderá nos ajudar a tornar os medicamentos mais seguros e eficazes." Leia mais.
Incapazes de ver a luz, as células danificadas da retina passam a ser acionadas por pulsos de ondas sonoras. Leia mais.
A expectativa é que o modelo de coração biorrobótico torne-se um ambiente realista para treinamento e prática em cirurgia cardíaca. Leia mais.
O revestimento permite usar uma quantidade imensamente menor de água para a descarga nos vasos sanitários. Leia mais.
"Com potencial demonstrado contra fibrose e inflamação, o INS018_055 pode oferecer outra opção para pacientes em todo o mundo." Leia mais.
Os cientistas não esperavam descobrir que as pessoas mais inteligentes nem sempre pensam mais rápido. Leia mais.
Os efeitos foram demonstrados no combate a biofilmes formados por bactérias multirresistentes a antibióticos. Leia mais.
Implantar dispositivos na superfície do cérebro é um desafio porque praticamente não há espaço entre o cérebro humano e o crânio. Leia mais.
O biochip de silicone consegue transformar o tecido da pele em vasos sanguíneos e células nervosas. Leia mais.
Avanços significativos na pesquisa do câncer estão nos levando à próxima geração de terapias oncológicas - vacinas contra o câncer! Leia mais.
Os modelos de computador se tornaram a ferramenta padrão na pesquisa biomédica básica há anos, mas ninguém havia conseguido fazer um modelo do câncer. Leia mais.
Esta é uma prova de conceito dos chamados ensaios in-silico, quando os pesquisadores constroem simulações digitais de grupos de pacientes. Leia mais.
"Isso ajudaria a manter a qualidade de vida e o bem-estar emocional de milhões de sobreviventes do câncer de mama." Leia mais.
A droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algumas cepas resistentes a todos os antibióticos conhecidos. Leia mais.
Os aparelhos atuais não ajudam pessoas cujo ouvido interno está danificado ou cujo nervo auditivo não funciona adequadamente. Leia mais.
A silicose ocorre pela ação de microcristais de sílica que entram no pulmão e, não podendo ser destruídos, provocam a morte celular. Leia mais.
Ao entrar em contato com fluidos corporais, o biossilicato sofre reações que levam à formação em sua superfície de uma camada similar aos ossos. Leia mais.
Com alta toxicidade, os medicamentos atuais podem provocar de náuseas até alterações cardíacas, pancreáticas e renais. Leia mais.
Materiais plásticos utilizados na fabricação de mamadeiras podem interagir com o alimento e expor as crianças a substâncias potencialmente nocivas. Leia mais.
A ideia é que o guia sirva como ponte entre as células nervosas vivas acima e abaixo da área da lesão. Leia mais.
O problema envolve erros no sofisticado sistema "GPS" que os cirurgiões usam para realizar cirurgias semi-robotizadas. Leia mais.
A técnica se baseia nos mesmos princípios da construção de castelos de areia na praia, que se sustentam graças à areia molhada. Leia mais.
Cirurgião italiano diz ser capaz de realizar um inédito transplante de cabeça já no ano que vem. Leia mais.
O plástico biocompatível flexível e transparente estica a pele, suavizando rugas e marcas de expressão. Leia mais.
Há uma restrição com relação às mulheres que nunca tiveram relação sexual. Leia mais.
A tinta biológica é aplicada camada por camada através de uma impressora 3D, criando tecidos complexos. Leia mais.
O pequeno dispositivo permite estudar como se dá a transferência de nutrientes da mãe para o feto. Leia mais.
No terceiro artigo da série são apresentados os métodos contraceptivos implantáveis. Leia mais.
A tecnologia já permite reduzir os testes em animais, que não são diretamente extrapoláveis para os humanos. Leia mais.
Uma conexão entre um dispositivo cirúrgico largamente utilizado e a propagação do câncer está provocando um debate furioso. Leia mais.
"Prótese de silicone pode causar câncer?" "Desodorante aerossol aumenta o risco de desenvolver tumor?" Leia mais.
A pele eletrônica, que se amolda ao seio, "sente" e gera imagens de nódulos suspeitos no tecido mamário. Leia mais.
A moda de nádegas grandes na Venezuela está levando algumas mulheres a extremos. Leia mais.
Os equipamentos serão paracorpóreos (implantados fora do corpo) e auxiliarão o coração dos pacientes. Leia mais.
A meditação pode ter um efeito real de auxílio a pacientes que querem se livrar de vícios. Leia mais.
Durante o processo oxidativo, o ozônio se autodecompõe em oxigênio. Leia mais.
Médicos brasileiros estão estudando uma alternativa mais simples e mais segura para as cirurgias plásticas de aumento no volume dos seios. Leia mais.
A detecção rápida dessas moléculas abre caminho para exames que fiquem prontos na hora, no próprio consultório médico. Leia mais.
O curativo cola tão bem na pele quanto os melhores no mercado, mas sai sem doer. Leia mais.
Resultados foram divulgados logo depois que pesquisadores britânicos chegaram exatamente à mesma conclusão.Leia mais.
As revelações chegam mais de dois anos depois que o escândalo tomou grandes proporções e muitos países recomendaram a retirada das próteses.Leia mais.
A taxa de falha dos implantes mamários de silicone fabricado pela Prosthèse Implant Poly (PIP) pode ser tão alta quanto 33,8%.Leia mais.
Laboratórios responsáveis por testes de preservativos masculinos e de luvas cirúrgicas vão certificar também implantes mamários.Leia mais.
Inmetro vai definir critérios dos testes, coleta do material e credenciar os laboratórios que prestarão o serviço.Leia mais.
Mais resultados >>