Texto pesquisado:
Alzheimer
Infelizmente, os cientistas têm feito pesquisas de Alzheimer usando majoritariamente voluntários brancos. Leia mais.
Cientistas criaram uma ferramenta de referência para o desenvolvimento cerebral com o maior banco de dados de pacientes já reunido. Leia mais.
Os campos eletromagnéticos gerados pelos nossos aparelhos eletroeletrônicos podem induzir o cérebro a produzir cálcio que causa Alzheimer. Leia mais.
Além da saúde cardiovascular, parece haver também uma conexão importante entre o colesterol e a saúde do cérebro. Leia mais.
Pesquisadores estão defendendo a adoção de novas diretrizes de saúde para o tratamento da obesidade, hipertensão e diabetes nas mulheres. Leia mais.
A descoberta contradiz a noção na comunidade científica de que pacientes de Alzheimer cochilam para compensar noite ruim de sono. Leia mais.
Estudo mostra como a mitocôndria regula a longevidade ao ativar o sistema imune inato, nossa primeira linha de defesa. Leia mais.
Os cientistas há muito tentam desvendar como as células se comunicam umas com as outras. Leia mais.
Há evidências crescentes de que a microbiota intestinal influencia o desenvolvimento e progressão de distúrbios neurodegenerativos. Leia mais.
A descoberta abre caminho para testar tratamentos que atuem no processo de autofagia no contexto de diferentes enfermidades. Leia mais.
É uma nova forma de comunicação entre as células cerebrais, nunca antes documentada. Leia mais.
Usar os olhos como uma janela para o coração é uma linha de pesquisa que vem avançando rapidamente nos últimos anos. Leia mais.
Pesquisadores alemães elucidaram a estrutura de um interruptor inflamatório celular fundamental do corpo humano. Leia mais.
O composto extraído do alecrim tem uma ação dupla contra o vírus da covid-19, além de poder ser útil em outras doenças inflamatórias. Leia mais.
Uma cognição piorada pode fazer parte do espectro de normalidade na velhice, e não de uma patologia que precise ser tratada. Leia mais.
A combinação é dada aos pacientes por meio de um spray nasal, interrompendo a piora na função cognitiva. Leia mais.
Há uma ligação entre a forma como as células produzem energia no cérebro e os genes mutantes encontrados na doença de Alzheimer. Leia mais.
Esta descoberta pode permitir o desenvolvimento direcionado de novas intervenções médicas e testes de diagnóstico. Leia mais.
As moléculas que carregam as mensagens dos exercícios físicos podem ser usadas para fabricar uma pílula e ingeridas como uma vitamina. Leia mais.
Conhecer o modo como as pessoas encaram as informações pode ser essencial na eficácia das comunicações e no combate a notícias falsas. Leia mais.
O teste simples e autoaplicável consegue identificar os primeiros sinais sutis de demência mais cedo do que o teste padrão. Leia mais.
Os senolíticos são uma nova classe de medicamentos com grande potencial para aliviar o envelhecimento. Leia mais.
"Dado que há um aumento do estresse oxidativo nas pessoas que desenvolvem a doença, nós podemos regular os sistemas antioxidantes." Leia mais.
Fenchol, um composto natural abundante em algumas plantas, incluindo o manjericão, pode ajudar a proteger o cérebro. Leia mais.
Uma técnica emergente, conhecida como fotobiomodulação, usa luz de baixa potência para desencadear processos biológicos benéficos. Leia mais.
A preocupação está relacionada com o medo de eventos futuros, enquanto a ruminação consiste em pensar continuamente nos acontecimentos ocorridos no passado. Leia mais.
A nova técnica consegue não apenas detectar a presença das proteínas suspeitas, mas também determinar sua forma e suas quantidades. Leia mais.
A amostra de neuroimagens utilizada ainda não é representativa da população, mas os resultados impressionaram. Leia mais.
Células cerebrais não conseguem manter a bainha de mielina rica em colesterol que protege e isola os neurônios na ausência de uma proteína. Leia mais.
Melhor ainda, a equipe já identificou um medicamento em potencial, licenciado para uso humano, que pode ser tomado por via oral. Leia mais.
Os pesquisadores descobriram que o mesmo processo também parece funcionar em um modelo de camundongo com demência de corpos de Lewy. Leia mais.
Os superidosos demonstram a mesma capacidade de aprender e lembrar informações novas que um jovem de 25 anos. Leia mais.
Mais de 90% dos candidatos a medicamentos promissores quando testados em animais, acabam falhando quando testados em humanos. Leia mais.
Um tratamento real e eficaz para a doença de Alzheimer pode estar na normalização dos níveis beta-amiloide saudável. Leia mais.
A meta-análise mostra como fatores ambientais e genéticos podem afetar uma área do cérebro conhecida como eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Leia mais.
O objetivo é analisar os efeitos desse programa de telerreabilitação em relação a saúde mental, qualidade de vida e capacidade funcional. Leia mais.
19 biomarcadores foram combinados para formar um painel representativo de uma "assinatura do Alzheimer" no sangue. Leia mais.
Pesquisadores espanhóis conseguiram, pela primeira vez, controlar as transições de estado do cérebro usando uma molécula responsiva à luz. Leia mais.
Mais do que surpreendente, a descoberta muda o que a ciência conhece sobre a bioquímica humana. Leia mais.
A neurogênese adulta não é episódica, como os cientistas inicialmente supunham, mas se sustenta por toda a vida adulta. Leia mais.
Embora se diga que os olhos são uma janela para a alma, crescem as evidências de que os olhos podem ser um meio para a compreensão das doenças do cérebro. Leia mais.
Ouvir música por mais de quatro semanas melhora mais a qualidade do sono do que ouvir música por um período mais curto. Leia mais.
A estimulação cerebral profunda consegue restaurar a ordem das ondas cerebrais do paciente, evitando sintomas. Leia mais.
Há quatro diferentes conjuntos de sintomas e diferentes prognósticos para os pacientes afetados segundo a área do cérebro afetada. Leia mais.
Os nanobastões ajudam a produzir as placas amiloides em laboratório, necessárias para o teste de novos medicamentos. Leia mais.
A descoberta pode ajudar a detectar sinais precoces de problemas neurológicos, como os causados pelo Alzheimer. Leia mais.
É a primeira técnica a distinguir, in vivo, a doença de Alzheimer da menos conhecida "demência com corpos de Lewy". Leia mais.
Esta descoberta representa uma nova esperança para a condição, que atualmente não tem terapias verdadeiramente eficazes e nenhuma cura. Leia mais.
Esta descoberta muda o consenso geral entre os cientistas, que acreditavam que a microglia era responsável por essa limpeza. Leia mais.
Esse novo tipo de célula cerebral ajudará a entender como nos lembramos de onde deixamos objetos e como voltamos a eles. Leia mais.
Mais resultados >>