Texto pesquisado:
Alzheimer
Agora sabemos que o "esquecimento natural" é reversível em certas circunstâncias, algo essencial para tratar problemas de memória. Leia mais.
Esta descoberta poderá ajudar a melhorar as fórmulas infantis usadas em circunstâncias em que a amamentação não é possível. Leia mais.
Cientistas desenvolveram uma técnica que usa ondas eletromagnéticas para regular e minimizar o acúmulo de proteínas beta-amiloide no cérebro. Leia mais.
Aqueles que receberam as fragrâncias apresentaram um aumento de 226% no desempenho cognitivo. Leia mais.
A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de medicamentos e intervenções terapêuticas contra o declínio da memória e do raciocínio. Leia mais.
"Esperamos que esses novos dados encorajem indivíduos de todas as idades e origens a se envolverem no voluntariado local." Leia mais.
Siga esta prática por 20 minutos algumas vezes por semana e você pode colher mais do que o benefício de se sentir mais calmo. Leia mais.
Quando certas demências se desenvolvem, as proteínas tau podem se agrupar, formando estrutura conhecidas como fibrilas. Leia mais.
O aparelho ficou compacto - cerca de 30 cm de largura e 25 cm de altura - e emite um alerta luz tão logo um vírus é detectado. Leia mais.
A sonda será usada para estudar correlações entre saúde digestiva e condições neurológicas, como autismo e Parkinson. Leia mais.
Isso coloca esse tipo de atividade física como uma terapia simples e acessível para pacientes com a doença. Leia mais.
Esta descoberta promete impulsionar as pesquisas sobre intervenções preventivas baseadas na alimentação. Leia mais.
O novo equipamento transforma a MRI em um verdadeiro microscópio, permitindo ver detalhes celulares. Leia mais.
A nova pesquisa preencheu uma lacuna no conhecimento médico, identificando a forma do elemento ferro que está em jogo. Leia mais.
Até agora, os cientistas acreditavam que a atividade cerebral apenas se acalmava com o tempo. Leia mais.
É um estudo de grandes proporções, envolvendo mais de 6.000 jogadores de futebol masculino da primeira divisão. Leia mais.
Cientistas registraram os sinais neurais da bússola interna do cérebro com uma precisão sem precedentes. Leia mais.
Os pesquisadores também consideraram o risco genético de cada indivíduo para demência, estimando o que é conhecido como risco poligênico. Leia mais.
É muito comum ouvir falar dos polifenóis como responsáveis pelos benefícios do azeite, mas há muito mais nesse superalimento. Leia mais.
Os fatores que os cientistas listavam para explicar o declínio cognitivo não explicam quase nada. Leia mais.
Pesquisadores confirmaram os efeitos de um cogumelo comestível que estimula o crescimento dos nervos e melhora a memória. Leia mais.
Cientistas pegaram animais monogâmicos e retiraram deles a sensibilidade à oxitocina. Não funcionou como esperado. Leia mais.
Pouquíssimos casos de demência ocorrem com placas amiloides, ou massas de proteína Aβ agregadas. Leia mais.
Tudo começa quando as mulheres perdem sua proteção natural contra a degradação da proteína C3, o que acontece na menopausa. Leia mais.
A descoberta impacta o estudo de doenças como esclerose múltipla, infecções do sistema nervoso central e mal de Alzheimer. Leia mais.
"Esta pesquisa reforça a importância de estudar como os alimentos e os nutrientes criam resiliência para proteger o cérebro." Leia mais.
As mulheres têm até 75% mais chances de sofrer reações adversas a medicamentos com receita do que os homens. Leia mais.
Não peça a seu médico para fazer um exame. Deixe que ele peça. E, se ele pedir, pergunte quais são as opções. Leia mais.
Embora isso possa trazer esperanças, o efeito é muito pequeno - uma diferença de 0,45 ponto em uma escala de 0 a 18. Leia mais.
A aprovação envolveu o aducanumabe, um fármaco voltado para tratar as placas amiloides, uma hipótese científica que não tem dado resultados. Leia mais.
A solidão vem quando as expectativas sobre os relacionamentos sociais não se cumprem - e essas expectativas mudam. Leia mais.
E o segredo para que os astronautas durmam durante as longas viagens pode estar na ferritina. Leia mais.
Uma nova teoria da consciência propõe que agimos sempre inconscientemente - e depois ficamos conscientes disso. Leia mais.
Hoje não existe nenhum método objetivo de diagnóstico da doença de Alzheimer. Leia mais.
Em vez de uma doença do cérebro, a nova teoria propõe que o Alzheimer é uma doença do sistema imunológico dentro do cérebro. Leia mais.
Essas memórias, que associam várias informações dentro de uma interação pessoal, são chamadas memórias associativas sociais. Leia mais.
A proteína é um alvo importante para a degeneração macular, mas também pode estar envolvida no Alzheimer e na aterosclerose. Leia mais.
Pesquisadores identificaram células capazes de registrar, com grande precisão, a velocidade de um indivíduo. Leia mais.
A melhor parte da notícia é que os cientistas também descobriram uma maneira simples de evitar que o problema aconteça. Leia mais.
Uma vacina para o VZV - para prevenir varicela e herpes zóster - reduziu consideravelmente o risco de demência. Leia mais.
Cientistas descobriram um possível mecanismo em que essas condições cardiovasculares levam ao Alzheimer. Leia mais.
Mais de 90% dos cardiologistas relataram que não receberam educação nutricional necessária durante sua formação. Leia mais.
Tudo começa muito antes que as placas de beta-amiloide se formem, mostrando porque os medicamentos contra elas não funcionam. Leia mais.
Infelizmente, os cientistas têm feito pesquisas de Alzheimer usando majoritariamente voluntários brancos. Leia mais.
Cientistas criaram uma ferramenta de referência para o desenvolvimento cerebral com o maior banco de dados de pacientes já reunido. Leia mais.
Os campos eletromagnéticos gerados pelos nossos aparelhos eletroeletrônicos podem induzir o cérebro a produzir cálcio que causa Alzheimer. Leia mais.
Além da saúde cardiovascular, parece haver também uma conexão importante entre o colesterol e a saúde do cérebro. Leia mais.
Pesquisadores estão defendendo a adoção de novas diretrizes de saúde para o tratamento da obesidade, hipertensão e diabetes nas mulheres. Leia mais.
A descoberta contradiz a noção na comunidade científica de que pacientes de Alzheimer cochilam para compensar noite ruim de sono. Leia mais.
Estudo mostra como a mitocôndria regula a longevidade ao ativar o sistema imune inato, nossa primeira linha de defesa. Leia mais.
Mais resultados >>