Texto pesquisado:
Alzheimer
Por que os vasos sanguíneos se enrijecem e degradam à medida que envelhecemos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares? Leia mais.
Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030. Leia mais.
As descobertas dão credibilidade à ideia de que certos suplementos à base de plantas prontamente disponíveis podem oferecer proteção contra a demência. Leia mais.
Quando cometemos certos tipos de erros, nossas pupilas mudam de tamanho, denunciando nossa falha. Leia mais.
O efeito regenerador da luz foi descoberto por acaso em um experimento com ratos que visava tratar tumores. Leia mais.
As tribos nativas da Califórnia usam a erva-santa há muito tempo pelas suas múltiplas propriedades medicinais. Leia mais.
Um hormônio produzido pelo próprio corpo durante exercícios físicos protege contra o avanço da doença. Leia mais.
Uma dieta menos calórica pode proteger o cérebro de doenças como Alzheimer, Parkinson, epilepsia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. Leia mais.
Um composto presente no café pode se juntar à cafeína para combater a doença de Parkinson e a demência do corpo de Lewy. Leia mais.
Pode ser possível até mesmo fabricar uma vacina contra a demência se essa nova linha de pesquisas se confirmar. Leia mais.
"O nosso resultado mais significativo é que provavelmente estamos pensando de forma errada sobre a doença de Alzheimer." Leia mais.
As melhorias foram aferidas em idosos diagnosticados com declínio cognitivo leve, considerado um estágio pré-clínico do Alzheimer. Leia mais.
Tomar café pela manhã pode lhe dar mais do que uma injeção de ânimo e energia e melhorar sua atenção. Leia mais.
A hipótese de uma conexão entre o Mal de Parkinson e as bactérias que vivem em nossos intestinos ganhou mais um reforço substancial. Leia mais.
Eles estão propondo uma teoria sobre o Alzheimer envolvendo o modo como as células neurais lidam com o elemento ferro. Leia mais.
A descoberta ainda é preliminar, mas aponta um caminho importante em um campo de pesquisas que não tem tido resultados significativos. Leia mais.
A curcumina é promissora para uma série de aplicações e exames, mas tinha problemas de solubilidade, agora resolvidos. Leia mais.
Só o aroma do café é suficiente para ajudar as pessoas a terem um melhor desempenho cognitivo. Leia mais.
O consumo de peixe e ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa reduz significativamente o risco de morte prematura. Leia mais.
Mas a pesquisa não descarta a possibilidade de que a microglia possa ser muito agressiva nesse trabalho de remoção de detritos. Leia mais.
Parece que as primeiras abordagens usadas para tratar o Alzheimer lidando com a proteína tau podem piorar a situação, em vez de melhorá-la. Leia mais.
O olho pode ser uma janela também para se observar as doenças neurodegenerativas. Leia mais.
Acaba de ruir mais uma teoria sobre genes que poderiam explicar a doença de Parkinson. Leia mais.
A associação da privação do sono com o uso de drogas psicoestimulantes, como anfetamina, cocaína e outras, tornou-se muito frequente. Leia mais.
Os suplementos alimentares com bactérias benéficas à saúde podem ser usados como uma terapêutica para reforçar os ossos. Leia mais.
O número de pessoas que morreram ou ficaram incapacitadas devido a distúrbios cerebrais aumentou significativamente nos últimos 25 anos. Leia mais.
O composto da medicina tradicional indiana Ayurveda aumentou a longevidade dos animais de laboratório em 60%. Leia mais.
O Estado deverá estimular a investigação científica sobre o uso da maconha com fins medicinais. Leia mais.
Menor do que a borda de uma moeda, o aparelho pode ser usado para controlar padrões cerebrais. Leia mais.
A teoria científica atualmente aceita "pode ser jogada pela janela", diz pesquisadora. Leia mais.
Antibióticos destroem as bactérias, mas podem ao mesmo tempo tornar as pessoas mais suscetíveis a serem atacadas por vírus. Leia mais.
Metade das demências, incluindo Alzheimer, começa com pericitos danificados, dizem pesquisadores. Leia mais.
O sistema protético usa os próprios padrões de memória da pessoa para facilitar a capacidade do cérebro de codificar e recordar eventos. Leia mais.
A betanina retarda a progressão da doença de Alzheimer impedindo que as proteínas amiloides dobrem-se incorretamente. Leia mais.
A conclusão veio de 51 experimentos realizados por pesquisadores em várias partes do mundo, cada equipe trabalhando de forma independente. Leia mais.
As pessoas que não percebem que estão começando a apresentar problemas de memória têm maior risco de ver sua condição piorar. Leia mais.
A descoberta abre caminho para vacinas e drogas que destruam toda uma família de vírus, e não apenas vírus individuais. Leia mais.
O experimento contesta a visão científica tradicional sobre Alzheimer, questionando a perda de neurônios e sinapses como causa da doença. Leia mais.
O veneno que caçadores das tribos africanas usam há séculos em suas flechas é a nova esperança de um contraceptivo para homens. Leia mais.
Se você tem entre 55 e 75 anos, pode pedir de Natal um console de videogame com jogos 3D. Leia mais.
Associado a vários benefícios metabólicos, o óleo de canola parece não fazer tão bem ao cérebro. Leia mais.
Tem crescido entre os médicos a suspeita de que o Alzheimer se propague através de transfusões de sangue e dos equipamentos cirúrgicos.Leia mais.
E o intestino é a sua barreira de proteção contra uma série de toxinas e microrganismos. Leia mais.
O leite materno contém tudo o que um bebê necessita nutricionalmente - mas também tem coisas que ele não necessita. Leia mais.
Embora seus nomes e aparência sejam desconhecidos para a maioria das pessoas, elas têm elevado poder anti-inflamatório e antioxidante. Leia mais.
Os resultados trazem uma esperança de que seja possível aumentar significativamente a longevidade humana. Leia mais.
O documento define os medicamentos que devem atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Leia mais.
O risco parece estar menos no videogame do que na estratégia de navegação que cada jogador utiliza. Leia mais.
Indivíduos que apresentaram uma memória traumática - tipicamente muito forte e difícil de ser esquecida - podem passar a ter problemas de memória. Leia mais.
Cientistas japoneses demonstraram a nova técnica isolando os compostos ativos de uma planta medicinal que atua contra o Alzheimer. Leia mais.
Mais resultados >>